Os Correios anunciaram a evolução do seu serviço de rastreamento, implantando a tecnologia RFID (Radio Frequency IDentification). Com este novo método será possível rastrear encomendas em tempo real. Segundo a estatal, a opção já está disponível inicialmente para clientes que possuam contrato com os Correios e realizam pré-postagem através de integração webservices.
Locker de autoatendimento dos correios chega em São Paulo
Novo armário inteligente está instalado no Shopping Metrô Itaquera
O sistema RFID é muito utilizado na indústria atualmente. Um exemplo de aplicação da tecnologia no dia a dia de muitas pessoas são os pedágios automáticos. As etiquetas coladas no para-brisas dos carros e caminhões são RFID, lidas pelos leitores nas praças de pedágio.
A etiqueta ou tag funciona como um transponder. Ele pode ser colocado em uma caixa, produto, equipamento, pessoa, animal, dentre outros. O transponder contém um chip e antena que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por outra antena transmissora. Por não utilizar bateria o seu custo é muito baixo.
Maior informação, menor custo
Com a tecnologia RFID, os Correios têm maior precisão no processo de conferência de encomendas coletadas, eliminando possíveis divergências. Além disso, garante mais informações sobre a movimentação da encomenda e atualizações mais frequentes da posição de cada remessa no seu trajeto.
Como dito anteriormente, este método será implantado inicialmente para empresas com contrato com os correios. Por isso, o serviço de código de barras seguirá funcionando e o RFID atuará como um complemento.
Para incentivar o uso da novidade, os Correios estão oferecendo uma redução de 50% do percentual de ad valorem, passando de 1% para 0,5% nas encomendas com declaração de valor, mediante a contrapartida de atender aos requisitos definidos.
Diferenças para outras tecnologias
Projeto de Lei para privatização dos Correios é entregue pelo...
O processo de privatização deve encerrar até o final de 2021
Hoje o mercado conta com várias tecnologias que substituem os códigos de barras. Os exemplos mais comuns são o Beacon Bluetooth e o NFC. O diferencial do RFID passivo em relação a estas tecnologias, é justamente o fato de se ter uma maior distância de leitura, sem a necessidade de um transmissor ativo e com baterias acoplado dentro das Tags, fazendo com que seu funcionamento seja eficaz, possibilitando a leitura de vários itens ao mesmo tempo com um custo mais barato.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Correios, Correios, Correios