Alexa: como criar rotinas e executar ações múltiplas com um único comando
Créditos: Amazon

Alexa: como criar rotinas e executar ações múltiplas com um único comando

Sequências automatizadas e pré-definidas de ações simplificam o seu dia a dia; saiba como configurar

Previsão do tempo, resumo de notícias, horóscopo do dia e ouvir músicas e podcasts. Ações como essas são parte da rotina de quem conta com dispositivos Amazon com o sistema Alexa. Porém, é possível ir além disso e habilitar “skills” aos recursos de casa inteligente.

09/07/2021 às 11:15
Notícia

Brasileiros já podem usar a Alexa em seus carros

O Modo Auto da assistente já está disponível para Android e iOS

Nada de apenas acender ou apagar lâmpadas a distância. Ao estabelecer as chamadas “rotinas”, você pode encadear múltiplas ações e fazer com que elas sejam executadas a partir de um único comando. Tudo isso sem precisar fazer programações complicadas ou confusas.

Basta um único comando para que a Alexa, imediatamente ou na hora marcada, inicie um rotina e simplifique ainda mais a sua vida. A Amazon disponibiliza uma página elencando dezenas de rotinas. Vamos conhecer o passo a passo para habilitá-las.

Alexa: como criar Rotinas com ações múltiplas

Passo 1. Abra o aplicativo Alexa no seu smartphone.

Passo 2. Acesse o menu “Mais”.

Passo 3. Selecione a opção “Rotinas”.

Passo 4. Selecione o símbolo “+”, no canto superior direito.

Continua após a publicidade

Passo 5. Selecione “Quando isso acontece” e siga os passos no aplicativo para escolher o que vai iniciar sua rotina. Pode ser um horário, uma frase ou quando o alarme é dispensado, por exemplo.

Passo 6. Selecione “Adicionar ação” e siga os passos no aplicativo para escolher a ação da sua rotina. Você pode selecionar várias ações para a mesma rotina.

Passo 7. Em “Personalizar” você pode escrever o que diria para a Alexa. Por exemplo: "Alexa, comece meu dia".

Passo 8. Selecione “Salvar”.

Quais rotinas você pode criar com a Alexa?

Para os animados pela manhã, é possível programar uma série de ações ao dizer “Alexa, comece meu dia”. Ela pode então desligar o alarme, falar uma frase motivacional e tocar a música predileta, se assim for programada.

Ou ainda, para começar o dia com uma rotina de notícia, é só programar uma sequência para, por exemplo, em um horário determinado, a IA falar bom dia, informar a data, previsão do tempo e abrir o resumo de notícias da fonte preferida do cliente, como rádio CBN, UOL, Estadão, entre outros.

Para quem curte meditar, é possível criar a “Hora da Meditação”, com uma rotina em que a Alexa pode tocar um sinal no horário definido, acionar o modo Não Perturbe, aguardar 30 segundos e abrir a Skill Meditopia.

Já para relaxar antes de dormir, se o cliente tiver lâmpada inteligente compatível (necessário configurar antes, seguindo instruções do fabricante), é possível criar um comando específico e ao dizer "Alexa, hora de relaxar": a IA reduz a iluminação e começa a tocar sons de chuva, na Skill Sons para Dormir.

Para quem tem filhos outro bom exemplo é a criação de rotinas como, ao dizer “Alexa, hora de dormir”, ela pode responder “Boa noite” ou outra frase definida pelo cliente, apagar as luzes do quarto das crianças (necessário lâmpadas inteligentes compatíveis), desligar a TV (necessário possuir uma TV compatível, Fire TV Stick, ou controle universal infravermelho compatível), e tocar músicas de ninar.

Continua após a publicidade

As rotinas são formas pessoais de determinar como as ações da Alexa serão executadas, e não influenciam como a Alexa responde às mesmas perguntas ou comandos quando feitos por outros clientes. No caso de ações que incluam dispositivos compatíveis de Casa Inteligente, é necessário configurar o dispositivo antes de criar rotinas, seguindo instruções do fabricante e o conectando ao app da Alexa posteriormente.

Fonte: Amazon
User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assumo o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente. Para relaxar, nada melhor do que jogar um FIFA ou testar um eletrônico novo.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.