Criador da Wikipedia afirma que não é possível confiar na Wikipedia
Créditos: Getty Images

Criador da Wikipedia afirma que não é possível confiar na Wikipedia

Para Larry Sanger, plataforma perdeu sua natureza neutra e companhias pagam editores para alterar conteúdos

Leitura Rápida

  • Larry Sanger, um dos criadores da Wikipedia, afirma que a plataforma não é mais confiável
  • Para criador, Wikipedia perdeu sua natureza neutra
  • Companhias pagam editores para alterar conteúdos e reforçar visões únicas

Não existe nada mais comum, hoje em dia, do que ao checar uma informação você se deparar com um artigo da Wikipedia. Além disso, muitas pessoas já utilizaram a Wikipedia, pelo menos uma vez, como principal fonte de informação. Mesmo reconhecendo a existência de artigos mal traduzidos, com informações completamente erradas, que podem ter sido escritas por adolescentes de 12 anosa popularidade do site se sobressaí. Entretanto, Larry Sanger, um dos criadores da Wikipedia, afirmou em entrevista recente para Lockdown TV que não é possível confiar na plataforma.

Elon Musk pede alteração para Wikipedia e é atendido

O co-fundador, que se afastou da plataforma por divergências com Jimmy Wales, outro criador da Wikipedia, afirma que apesar de conseguir prover um ponto de vista sobre qualquer assunto, não é possível confiar que a opinião escrita na página será sempre verdadeira. "Se somente uma versão dos fatos é permitida, isso dá muito incentivo para pessoas ricas e poderosas assumirem o controle de coisas como a Wikipedia de forma a centralizarem seu poder. E eles fazem isso", afirmou Sanger.

19/07/2021 às 10:43
Notícia

Huawei P50 chega em 29 de julho com foco na fotografia

O CEO da empresa confirmou a informação pela rede social Weibo

Para Sanger, a Wikipedia perdeu sua natureza neutra já em 2009 e cita os artigos do atual presidente americano Joe Biden, que não incluem informações sobre o ponto de vista republicano. Para ele, o artigo é construído de forma a eliminar as preocupações que o partido republicano possuem sobre o candidato, além de excluírem completamente informações relacionadas ao escândalo na Ucrânia. "A Wikipedia parece afirmar que só há uma única legitima e defensável versão da verdade para qualquer questão controversa. Não era assim que plataforma costumava ser".

Durante entrevista, o fundador afirma que companhias contratam escritores e editores para alterar artigos, e que não existem formas de identificar que tais artigos estão escritos com base nos interesses dessas companhias. "A Wikipedia é reconhecida por todos e possui muita influência no mundo. Então existe esse jogo complexo e sujo, sendo jogado por trás das cenas para fazer com que os artigos digam o que alguém quer que eles digam".

Via: Independent Fonte: Opindia
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.