Equipe japonesa quebra recorde com internet de 319 Tb/s
Créditos: Reprodução/Denny Müller/Unsplash

Equipe japonesa quebra recorde com internet de 319 Tb/s

O recorde anterior, registrado em agosto de 2020, havia alcançado 178 Tb/s

Uma equipe japonesa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT) apresentou nesta sexta-feira (16) o resultado de uma experiência que praticamente dobrou o recorde de internet mais rápida do mundo, com a velocidade de 319 Terabits por segundo (Tb/s).


Divulgação/NICT

A experiência foi detalhada no artigo “319 Tb/s Transmission Over 3001 km With S, C and L Band Signals Over >120nm Bandwidth in 125 µm Wide 4-Core Fiber”, apresentado durante a Conferência Internacional sobre Comunicações de Fibra Óptica. Acesse o artigo completo aqui.

O recorde anterior, registrado em agosto de 2020, veio quando uma equipe da University College London, do Reino Unido, em parceria com as empresas Xtera Communications, dos EUA e a KDDI Research, Inc., do Japão, alcançou uma conexão de 178 Tb/s em fibra óptica.

Para aqueles que não sabem, a internet de fibra óptica envolve utilizar pequenos tubos que transformam os sinais em luz, enviando-os com mais agilidade e sem perder desempenho, algo que não acontece com o fio de cobre. 


Reprodução/John Adams/Unsplash

14/07/2021 às 20:16
Notícia

Assinantes da Vivo poderão assinar Microsoft 365 diretamente ...

Pacote Family do serviço custará 45 reais mensais

No estudo que alcançou o novo recorde, a equipe conseguiu transmitir o sinal por mais de 3001 km, mantendo a largura de banda com um cabo de fibra óptica de 4 núcleos. De acordo com os engenheiros, a infraestrutura normal de fibra óptica pode suportar essas velocidades, mas teria que passar por modificações primeiro.

Continua após a publicidade

Os cientistas do NICT também utilizaram fibra óptica, mas com a adição de alguns outros recursos.  Eles utilizaram um pente de frequência óptica de 552 canais, que dispara diversos comprimentos de onda luminosa. 

Com isso, os fluxos de luz foram processados e amplificados por novos tipos de amplificadores de fibra feitos com os elementos químicos túlio e érbio. O túlio é frequentemente utilizado em cirurgias a laser para os olhos.

Após a conquista, o NICT declarou que deseja continuar investindo no desenvolvimento de sistemas de transmissão de banda larga e longa distância.

E aí, o que você faria com uma internet de 319 Tb/s? Conte nos comentários!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware, OFC Conference, NICT
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.