Microsoft lista recursos que chegarão em breve ao navegador Microsoft Edge
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Microsoft lista recursos que chegarão em breve ao navegador Microsoft Edge

Novidades incluem o suporte para grupos de guias, melhorias no suporte para documentos PDF e mais

Agora que ele é baseado no projeto Chromium, o navegador Microsoft Edge passou a ser atualizado mais frequentemente pela Microsoft e com isso ele também passou a receber novos recursos e funcionalidades mais rapidamente em comparação com o Microsoft Edge original introduzido com o Windows 10 em 2015. Recentemente a Microsoft publicou uma lista com novos recursos que chegarão em breve ao navegador e com isso os usuários terão uma ideia do que esperar nos próximos meses.

Microsoft Edge receberá atualizações
mais frequentes no estilo do Chrome

Para quem não se lembra, normalmente o Microsoft Edge original só recebia novos recursos quando novas versões do sistema operacional eram lançadas, mas com o navegador baseado no projeto Chromium a situação é diferente. O navegador agora recebe novas versões a cada seis semanas, mas nos próximos meses isso mudará e ele passará a receber novas versões a cada quatro semanas. No período entre o lançamento de novas versões o navegador recebe atualizações com correções de bugs e correções para problemas de segurança, algo que também ocorre com o Google Chrome.

A lista da divulgada pela Microsoft inclui alguns recursos com foco em Progressive Web Apps ou PWAs, melhorias no suporte para documentos PDF e mais. PWAs são aplicativos Web desenvolvidos com tecnologias como HTML, CSS e JavaScript, e podem ser executados em praticamente qualquer plataforma que tenha um navegador compatível com os padrões da Web. Alguns sites como o Twitter e até mesmo o Mundo Conectado podem ser instalados como PWAs a partir de navegadores compatíveis, como mostrado na imagem abaixo.

Microsoft lista recursos que chegarão em breve ao navegador Microsoft Edge
Ícone no Microsoft Edge 91 indicando que o site pode ser instalado como PWA
(Reprodução/Fabio Rosolen)

De acordo com a lista, a partir da versão 97 do Microsoft Edge as URLs relacionadas abrirão os PWAs instalados em vez de abrirem o navegador. Por exemplo, clicar no link para um tweet abrirá o PWA do Twitter se ele estiver instalado em vez de abrir o link em uma nova janela do navegador. A partir da versão 94 do navegador as notificações geradas por PWAs agora passarão a ser exibidas como se fossem do próprio PWA e não como se fossem do Microsoft Edge.

Com relação ao suporte para PDF, a partir da versão 94 do Microsoft Edge será possível adicionar caixas de texto aos documentos neste formato que podem ser preenchidas ou usadas para adicionar anotações. Esta mesma versão do navegador introduzirá melhorias na experiência de visualização de documentos PDF, incluindo documentos escaneados, e permitirá que os usuários destaquem mais facilmente seções do documento.

A versão 94 do navegador também introduzirá o suporte para tradução automática de páginas exibidas em idiomas que o usuário não definiu como conhecidos. A página será traduzida automaticamente para o idioma principal do usuário e ele terá a opção de exibir a página no idioma original.

Outra novidade que chegará ao navegador é o suporte para grupos de guias. Este recurso será introduzido no Microsoft Edge 93 e deve ser útil para usuários com muitas guias abertas. A versão 93 também introduzirá oficialmente na categoria Aparência nas configurações do navegador a opção para ocultar a barra de título do Microsoft Edge quando a exibição de guias verticais estiver habilitada. Na versão 91 já é possível fazer isso localizando a opção destacada abaixo:

Continua após a publicidade

Microsoft lista recursos que chegarão em breve ao navegador Microsoft Edge
Reprodução/Fabio Rosolen

Para os usuários que assistem vídeos usando o navegador, o Microsoft Edge 93 tornará mais fácil entrar no modo Picture in Picture (PiP) em vídeos suportados. Basta posicionar o cursor do mouse em um vídeo suportado e uma pequena barra de ferramentas com a opção será exibida. O modo PiP basicamente exibe o vídeo em uma janela menor que pode ser posicionada sobre outras. Atualmente na versão 91 é possível entrar no modo PiP em vídeos do YouTube clicando duas vezes com o botão direito do mouse em um vídeo sendo reproduzido e selecionando a opção abaixo:

Microsoft lista recursos que chegarão em breve ao navegador Microsoft Edge
Reprodução/Fabio Rosolen

A lista divulgada pela Microsoft com os recursos que chegam em breve ao navegador Microsoft Edge pode ser vista na íntegra acessando microsoftedgeinsider.com/whats-next e marcando a opção Em desenvolvimento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin.net, TudoCelular
User img

Fabio Rosolen

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.