Microsoft anuncia o Windows 365, que oferece uma experiência de PC na nuvem
Créditos: Reprodução/Microsoft

Microsoft anuncia o Windows 365, que oferece uma experiência de PC na nuvem

Serviço estará disponível para empresas a partir do dia 2 de agosto

A Microsoft anunciou hoje o Windows 365, seu novo serviço baseado na nuvem que introduz uma nova experiência de uso do Windows 10 ou Windows 11 para empresas. Rumores sobre o serviço vinha circulando já há alguns meses, mas agora finalmente temos o anúncio oficial.

Microsoft apresenta oficialmente o
Windows 11; conheça todos os detalhes

Com o Windows 365 é possível acessar a experiência completa do Windows via streaming na nuvem – isso inclui aplicativos, dados e configurações – a partir de dispositivos pessoais ou corporativos. De acordo com a Microsoft, ele armazena os dados de forma segura na nuvem e não no dispositivo do usuário e faz parte de uma nova categoria de computação pessoal híbrida batizada como Cloud PC, que usa a nuvem e o hardware do dispositivo para oferecer a experiência completa e personalizada do Windows.

"Com o Windows 365, estamos criando uma nova categoria: o Cloud PC. Assim como os aplicativos foram trazidos para a nuvem com o SaaS (software como serviço), agora estamos trazendo o sistema operacional para a nuvem, proporcionando às organizações maior flexibilidade e uma maneira segura de capacitar sua força de trabalho a ser mais produtiva e conectada, independentemente da localização".
-- Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft

De acordo com a Microsoft, o Cloud PC oferecido pelo Windows 365 conta com inicialização instantânea e será possível fazer o streaming dos aplicativos, dados e configurações a partir de qualquer dispositivo. Será possível optar por diferentes opções para processador e armazenamento, o que permitirá que as empresas utilizem as opções mais adequadas às suas necessidades e poderão pagar um valor mensal por usuário. Com relação ao sistema operacional, será possível optar pelo Windows 10 ou pelo Windows 11, que será lançado oficialmente no final deste ano.

Microsoft anuncia o Windows 365, que oferece uma experiência de PC na nuvem
Reprodução/Microsoft

Com um Cloud PC os usuários podem fazer o login rapidamente em um novo dispositivo e continuar de onde pararam em outros. Os administradores de TI também poderão gerenciar, atualizar e implantar o serviço mais facilmente, já que o Windows 365 não requer experiência com virtualização. Eles poderão fazer isso com o Microsoft Endpoint Manager da mesma forma que já fazem com PCs físicos.

Continua após a publicidade

A Microsoft diz que pequenas empresas poderão comprar o Windows 365 diretamente ou através de um provedor de serviços na nuvem. Depois de comprado o Windows 365, o processo de implantação dos Cloud PCs é relativamente simples e requer poucos cliques.

Microsoft anuncia o Windows 365, que oferece uma experiência de PC na nuvem
Reprodução/Microsoft

Com relação à segurança, a Microsoft afirmou em seu anúncio que o Windows 365 foi projetado com foco em segurança e nos princípios de Zero Trust. As informações são armazenadas de forma segura na nuvem e não no dispositivo onde o usuário acessa o serviço. Além disso, ele está sempre atualizado e oferece recomendações com as melhores opções de segurança para o ambiente onde ele será utilizado. Ele suporta autenticação multifatorial (MFA) e login do Azure Active Directory (AAD), permitindo "políticas de acesso condicional" e delegação de permissão com base nas funções do usuário, quando necessário. Os Cloud PCs também são completamente criptografados.


Divulgação/Microsoft

Disponibilidade
A Microsoft confirmou que o Windows 365 estará “disponível para empresas de todos os tamanhos” a partir do dia 2 de agosto. Mais informações sobre o serviço podem ser encontradas acessando microsoft.com/windows-365.

Fonte: Microsoft, Neowin.net
User img

Fabio Rosolen

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.