China desenvolve drone submarino de combate totalmente autônomo
Créditos: The Drive/ Reprodução

China desenvolve drone submarino de combate totalmente autônomo

Informações foram reveladas por jornal, mas não apresentam provas concretas da existência do drone

Informações divulgadas pelo South China Morning Post, revela que a China está desenvolvendo um drone subaquático capaz de identificar e atacar de forma autônoma submarinos inimigos. O veículo, chamado de UUV (Veículo submarino não tripulado), aparentemente já foi até testado secretamente no estreito de Taiwan em 2010. 

Novo drone subaquático facilita a inspeção de navios e plataformas de petróleo

O site The Drive revela que segundo os dados obtidos do programa de pesquisa militar, o drone submarino é capaz de: "reconhecer, seguir e atacar submarinos inimigos sem instruções humanas", e foi desenvolvido pela Universidade de Engenharia de Harbin, descrita como a maior faculdade de pesquisa submarina de Beijing.

12/07/2021 às 14:21
Notícia

Governo Biden quer Huawei fora de leilão 5G do Brasil

Sai Trump, entra Biden e EUA continua com seu posicionamento em relação ao 5G no Brasil

Durante o teste, o drone subaquático utilizou tecnologia de IA para identificar os alvos, patrulhando uma rota pré-determinada a 9 metros de profundidade, além de utilizar um sonar para detectar o algo que estava replicando o sinal de um submarino. Segundo a imagem divulgada, o drone descreveu um padrão hexagonal, buscando diferentes fontes de som com a intenção de identificar a natureza do alvo, tudo de forma completamente autônoma. 


(Créditos: Harbin Engineering University)

Ressaltamos, as informações divulgadas pelo South China Morning Post carecem de confirmações. Inclusive, o motivo pelo qual dados secretos de 2010 foram reveladas parcialmente não estão claros. Possivelmente, as tensões recentes entre as autoridades em Beijing e Taiwan levaram a essa manobra de pressão bélica por parte do governo Chinês. Curiosamente, em dezembro do ano passado, um pescador de Taiwan encontrou um enorme artefato no oceano, identificado como um drone da China.


(Créditos: The Drive/Reprodução)

Continua após a publicidade

Drones submarinos não são novidade, nos Estados Unidos na Universidade de Carnagie Mellon, pesquisadores estão desenvolvendo um drone subaquático para inspeções em locais de complicado acesso. Além disso, a marinha americana também possui um projeto similar ao do governo chinês para desenvolver uma arma submarina autônoma, batizada de CLAWS. Apesar de não podemos confirmar a total veracidade das revelações do South China Morning Post, drones subaquáticos (UUV) com finalidades militares, estão aos poucos se tornando uma realidade plausível.

Fonte: The Drive, DroneDJ
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.