YouTube Shorts, concorrente do TikTok, chega ao Brasil
Créditos: YouTube

YouTube Shorts, concorrente do TikTok, chega ao Brasil

Lançada em 2020, plataforma já conta com mais de 6,5 bilhões de visualizações diárias

O YouTube anunciou a chegada do Shorts, plataforma de vídeos curtos. Com uma mecânica similar ao TikTok e o Reels do Instagram, o Shorts permite que o usuário grave vídeos de até 60 segundos na vertical. O recurso está disponível para os brasileiros desde a última semana.

02/07/2021 às 16:04
Notícia

Chefe do Instagram diz que rede deve focar na concorrência co...

Adam Mosseri comentou que o Instagram vai "abraçar o formato de vídeo de forma mais ampla"

O Shorts foi lançado nos Estados Unidos e Índia em setembro de 2020, agora expande para mais 23 países, entre eles o Brasil. Segundo o blog oficial do YouTube, a plataforma já ultrapassa a marca de 6,5 bilhões de visualizações diárias em todo o mundo.

O recurso estará disponível para cerca de 25% dos usuários nos primeiros dias. Nas próximas semanas, ele deverá ser liberado para todos. O Shorts deve ganhar em breve uma aba no aplicativo do YouTube e a página inicial haverá uma "prateleira" que irá destacar alguns dos vídeos curtos.

Recursos similares aos rivais

O YouTube Shorts chega ao mercado brasileiro com recursos muito similares ao dos rivais TikTok e Reels. Ele conta com a possibilidade encadear vários videoclipes, gravar com música e alterar velocidade, por exemplo. Destaque também para a geração automática de legenda nos vídeos. 

Um grande trunfo do YouTube será um recurso que permite utilizar trechos de áudio de vídeos no YouTube para criar Shorts. Com um acervo de bilhões de vídeos, a expectativa é que atraia vários criadores de conteúdo. Por outro lado, a biblioteca de música do aplicativo ainda tem limitações e só pode ser utilizado um trecho de 15 segundos. Entretanto, o YouTube confirmou que está trabalhando parcerias para expandir o catálogo.

Claro que haverá toda uma integração do Shorts com o restante da plataforma. O usuário poderá encontrar o clipe de uma música a partir de um vídeo do Shorts, por exemplo. E é claro que existirão alterações na página de canais, integrando vídeos e shorts.

Continua após a publicidade

Investimento pesado

Como incentivo aos criadores de conteúdo, o YouTube Shorts prepara um investimento pesado. De acordo com a plataforma, foi criado o YouTube Shorts Fund, um fundo de US$ 100 milhões para serem distribuídos ao longo de 2021-2022. Apesar disso, ele ainda não está disponível. O YouTube informou que nos próximos meses irá divulgar mais detalhes, incluindo em quais países estará disponível.

01/07/2021 às 20:20
Notícia

TikTok aumenta para três minutos limite de duração de vídeos

Novidade estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Cristino Melo

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.