Governo Biden quer Huawei fora de leilão 5G do Brasil
Créditos: Mark Chain/Unsplash

Governo Biden quer Huawei fora de leilão 5G do Brasil

Sai Trump, entra Biden e EUA continua com seu posicionamento em relação ao 5G no Brasil

Conforme publicado pela Folha de São Paulo, a comitiva brasileira do Ministério da Comunicação que foi para os Estados Unidos conhecer as redes privativas do governo americano também ouviu que deve banir a participação da Huawei do leilão do 5G

Smartphone Vivo Y53s 4G é anunciado com chip
MediaTek Helio G80 e câmera de 64MP

Os planos do ministro da comunicação Fábio Faria era que a Huawei só tivesse acesso à rede comercial do 5G, o que para ele agradaria os chineses e os americanos. Assim, a rede privativa do governo brasileiro seria atendida por empresas que agradariam o governo Biden. Porém, na prática a teoria é outra. O governo americano considera a Huawei uma fornecedora não confiável, ligada ao governo chinês, e mesmo a sua participação na rede comercial seria um risco para a segurança nacional do Brasil.


Fonte: Mark Konig/Unsplash

Com essa água fria nos planos do ministro, ficará mais difícil para o governo brasileiro não tomar um lado na "guerra do 5G", tendo que largar o objetivo de agradar "gregos e troianos". De um lado, o maior parceiro econômico do Brasil e uma potência global, do outro, também uma potência global e o terceiro principal parceiro de negócios do Brasil. Em Washington, a batalha contra a Huawei une os democratas e republicanos. Surpresa? Nenhuma. Afinal, por trás dessa disputa do 5G também há uma disputa de super potências globais.

Kodak pode ser a responsável pelas câmeras
do próximo smartphone da Realme

governo americano já declarou que a participação de fornecedores não confiáveis, o nome dado a empresas com laços com governo chinês, em  redes de 5G pode fazer com que parcerias em defesa e inteligência e investimentos sejam revistas. Essa declaração do governo Biden, além de mostrar um tema que une democratas e republicanos, dá uma ideia do trabalho diplomático que o governo brasileiro terá para o leilão do 5G e também mostra que o governo que for eleito em 2022, seja Lula, Bolsonaro ou terceira via, terá que saber se equilibrar muito bem com EUA e a China para não sofrer nenhuma retaliação de uma das superpotências.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Folha de São Paulo
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.