Samsung iniciará produção em massa de chips de 3nm em 2022
Créditos: Reprodução/Valik Chernetskyi/Unsplash

Samsung iniciará produção em massa de chips de 3nm em 2022

A informação foi dada por um funcionário da Samsung Foundry, que preferiu não ser identificado

A Samsung Foundry, empresa fornecedora de fundições da sul-coreana Samsung, fez algumas alterações nos planos para os novos chips de 3nm. Antes projetada para este ano, a fabricação de alto volume dos chips 3GAE (3nm Gate-All-Around Early) foi postergada para 2022. Além disso, os 3GAE foram removidos do roadmap (roteiro de produtos) da Samsung, o que pode indicar que sejam apenas para uso interno.

A informação foi dada ao site AnandTech por um funcionário da própria Samsung, que preferiu não ser identificado. Segundo ele, “quanto ao processo 3GAE, estamos em discussão com os clientes e esperamos produzir o 3GAE em massa em 2022”.

De toda forma, os planos para o o chip sucessor do 3GAE, o 3GAP (3nm Gate-All-Around Plus), não foram alterados: o chip ainda está listado no roteiro da Samsung Foundry com produção em massa prevista para 2023. O roadmap atualizado, já sem o 3GAE, foi apresentado pela empresa no Foundry Forum 2021 na China e foi republicado nos sites Baidu e Weibo. Veja a imagem abaixo.


Reprodução/Weibo

08/07/2021 às 10:34
Notícia

Novo Snapdragon 895 apresenta um desempenho inferior ao A14 B...

Vazamento mostra os novos núcleos que virão equipados no processador de nova geração da Qualcomm

Em relação aos chips que utilizam a arquitetura  de transistor FinFET mais antiga, os 5LPP e 4LPP estão programados para ter produção de alto volume em 2021 e 2022, respectivamente. Em maio de 2019, quando a Samsung revelou os chips 3GAE e 3GAP, ela declarou que haveria um aumento de 35% no desempenho e uma redução de 50% no consumo de energia em comparação com o 7LPP, da geração anterior.

Também em 2019, a empresa anunciou a produção em massa de chips 3GAA (Gate-All-Around transistor architecture) para o final de 2021. Entretanto, com a nova data de lançamento do 3GAE para 2022, pode ter havido algum erro de cálculo ou apenas algum atraso na produção. 

Em contraponto, a Samsung Foundry fabricou seu primeiro chip de 3nm que usa sua arquitetura de transistor Gate-All-Around (GAA) há algum tempo, o que representa o passo final do design e indica que em breve haverão novidades.

Continua após a publicidade

Acompanhe aqui o site oficial da Samsung Foundry para mais informações

Fonte: PhoneArena, AnandTech
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.