Fazenda de criptomoedas utilizava 3.800 PlayStation 4 para mineração
Créditos: Divulgação SSU Ucrânia

Fazenda de criptomoedas utilizava 3.800 PlayStation 4 para mineração

Autoridades ucranianas realizaram uma operação contra fazenda por consumo ilegal de energia

Os mineradores de criptomoedas são verdadeiros monstros de filmes de terror para os jogadores, mas parece que essa relação pode piorar ainda mais. Sendo um dos principais responsáveis pelo aumento do preço das placas de vídeo, essas fazendas de mineração podem estar influenciando também outro mercado, isso porque uma fazenda de mineração ucraniana foi encontrada operando com mais de três mil Playstation 4.

10/07/2021 às 15:15
Notícia

PROMOÇÃO: Baratinho ainda mais barato, POCO M3 por US$ 111

POCO M3 traz diversos atrativos, incluindo câmera principal de 48MP, bateria de 6000mAh e tela Full HD+

A operação foi revelada através de uma operação do Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU), que localizou um esquema de mineração na cidade de Vinnytsia que estava utilizando um “gato” na rede elétrica para funcionar. Além dos videogames, ainda foi apreendido mais de 500 placas de vídeo, 50 processadores, notebooks e celulares.

No total, as autoridades apontam que 3.800 PlayStation 4 estavam sendo usados no esquema ilegal de mineração, que ja é a considerada a maior fazenda de mineração do país. Os donos foram enquadrados no artigo 188-1 da lei ucraniana, que considera crime o "roubo de água, eletricidade ou aquecimento através de uso não autorizado".


Créditos: Divulgação SSU Ucrânia

Mesmo possuindo as GPUs aprendidas, o que chama a atenção no esquema é a utilização do Playstation para isso, não apenas por ser incomum, mas sim por ser ineficiente. Como apontado pelo portal Tom’s Hardware, através de modificações até um antigo Game Boy é capaz de minerar, mas isso não significa que ele seja capaz de fazer isso com eficiência.

O site afirma que o Playstation 4 “base” é capaz de oferecer uma largura de banda de apenas 176 GB/s com seus 8GB GDDR5, que é compartilhado para todo o sistema do console. Comparando esses dados com a AMD Radeon RX 580, uma das placas queridinhas dos mineradores, ela apresenta uma largura de banda total de até 256 GB/s, sendo bem mais eficiente que o videogame.

Entretanto, o Playstation 4 Pro consegue até apresentar um desempenho melhor em mineração, conseguindo memórias operando em 6.8 Gb/s com uma largura de banda de até 217.6 GB/s. Isso faz com que o console consiga até competir com algumas placas mais modestas, o que pode ter sido a aposta desses mineradores ucranianos.

Continua após a publicidade

09/07/2021 às 11:15
Notícia

Brasileiros já podem usar a Alexa em seus carros

O Modo Auto da assistente já está disponível para Android e iOS

De qualquer forma, é importante ficar de olho nessa utilização de consoles na mineração, pois se acontecer de isso se tornar uma moda, podemos começar a ter os mesmos problemas que o mercado de computadores vem sofrendo atualmente: um aumento nos preços e uma escassez de produtos para a venda.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: SSU Ucrânia, Adrenaline, TomsHardware
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.