Google encerra suporte ao Android Jelly Bean
Créditos: Google

Google encerra suporte ao Android Jelly Bean

De acordo com os desenvolvedores, menos de 1% dos dispositivos tem o SO

O Google anunciou o fim do suporte ao Android Jelly Bean. Lançada em 9 de julho de 2012, a versão completa nove anos nesta sexta-feira (9). Segundo os desenvolvedores, atualmente menos de 1% de dispositivos ativos utilizam Jelly Bean.

07/07/2021 às 13:43
Notícia

Smartphone Moto G9 Play começa a receber o Android 11 no Brasil

Aparelho foi lançado em setembro passado no país com o Android 10 instalado

O fim do suporte acontecerá no final de agosto, quando os aparelhos receberão o Google Play Services versão 21.30.99. Vale lembrar que a Jelly Bean conta com três versões: a 4.1, 4.2 e 4.3, com níveis de API 16, 17 e 18 respectivamente.

Com a chegada do Android 12 prevista para o segundo semestre de 2021 e a pouca quantidade de dispositivos, o Android Jelly Bean estava com os dias contados. Conforme informado no blog de desenvolvedores, trazer todos os recursos atuais para a antiga versão demanda maior tempo do desenvolvedor e do controle de qualidade gasto em novos recursos que requerem tratamento especial. Por esse motivo, a descontinuação do produto.

Jelly Bean e suas inovações

O Jelly Bean chegou com objetivo de melhorar a funcionalidade e desempenho da interface do usuário. Na versão 4.1 a melhora de desempenho foi intitulada "Projeto Manteiga". Ele trouxe a antecipação de toque, buffer triplo, tempo vsync estendido e uma taxa de quadros fixa de 60 fps para criar uma interface de usuário fluida e "suave como manteiga".

28/06/2021 às 14:47
Notícia

Samsung Galaxy S21 deve receber atualização para o Android 12...

Novo sistema operacional Android deve chegar aos smartphones Galaxy S21 até dezembro

Além disso, a API 16 trouxe grandes inovações para os profissionais da música. O Jelly Bean, diminuiu a latência das respostas dos aplicativos e melhorou a qualidade. Em resumo, isso significa passou a poder existir aplicativos de áudio para uso semi profissional e profissional. Ele também passou a dar suporte a dispositivos com áudio USB, como mixadores, sintetizadores e até mesmo home theaters com 7.1 canais.

Continua após a publicidade

Na versão 4.2 e 4.3 algumas melhorias mais simples, mas importantes a longo prazo, foram adicionadas. No API 17 foi introduzido, por exemplo, os widgets na tela de bloqueio. Entre eles, a capacidade de arrastar diretamente para a câmera. Já no API 18, foi disponibilizado o suporte para resolução 4K, mesmo com a escassez de conteúdos nesta qualidade na época.

Na época de seu lançamento, o Jelly Bean foi introduzido puramente apenas nos dispositivos da Google. São eles: Nexus 4, Nexus, 7, Nexus 7 2013 e Nexus 10.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Blog de desenvolvedores Android
User img

Cristino Melo

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.