Peugeot retornará para 24h de Le Mans em 2022 com carro híbrido
Créditos: Reprodução/Peugeot

Peugeot retornará para 24h de Le Mans em 2022 com carro híbrido

Fabricante francesa volta para o WEC após mais de 10 anos sem asa traseira no carro

Peugeot anunciou o seu retorno para as corridas de endurance no próximo ano. A fabricante francesa correrá em Le Mans com o seu novo protótipo híbrido, o 9X8. A Peugeot já venceu a prova de resistência três vezes, sendo a última em 2009.

Carros voadores serão realidade até 2030, diz chefe da Hyundai Europa

A fabricante anunciou nesta terça-feira os seus planos para conquistar o tetra em Le Mans, participando com um modelo híbrido para os carros do tipo Le Mans Hypercar (LMH). O veículo utilizado pela Peugeot, o 9X8, tem um motor híbrido e curiosamente não possui asa traseira. Uma enorme inovação tecnológica para a categoria de endurance.


Fonte: Divulgação/Peugeot

Antes da Peugeot tirar a asa traseira do carro, somente a Nissan havia saído do padrão da categoria máxima de Le Mans, apresentando seu LMP1 com motor frontal. Jean-Marc Finot, diretor de automobilismo da Peugeot, disse que as inovações aerodinâmicas encontradas pela empresa permitiram que eles produzissem um carro sem asa traseira. Obviamente, essas inovações são secretas e não saberemos tão cedo o que são.

O carro será movido por um motor turbo V6 híbrido de 670HP, 2.6L gerando potência nas rodas traseiras. Um motor elétrico/gerador fica instalado na parte dianteira. Este motor tem uma bateria de 900V e 268HP. Como a potência é limitada à 670HP, os motores não trabalham em potência máxima ao mesmo tempo.

06/07/2021 às 09:50
Notícia

Bugatti é vendida para empresa croata de carros elétricos

Marca francesa de 112 anos pertencia ao Grupo Volkswagen; valor do negócio não foi revelado

Peugeot, junto da Matra, é a equipe francesa que mais venceu em Le Mans. Foram três vitórias, sendo duas consecutivas em 1992 e 1993. Em 2009, a Peugeot retornou e quebrou uma sequência de três vitórias da Audi no tradicional circuito de endurance. As novas regras para a categoria máxima de Le Mans buscam reduzir os gastos das equipes e atrair mais montadoras que queiram testar de verdades tecnologias das ruas antes de lançar ao mercado.

Fonte: ARS Techinica
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.