Bugatti é vendida para empresa croata de carros elétricos
Créditos: Bugatti

Bugatti é vendida para empresa croata de carros elétricos

Marca francesa de 112 anos pertencia ao Grupo Volkswagen; valor do negócio não foi revelado

Um das empresas automotivas mais icônicas de todos os tempos está sob nova direção. A montadora francesa Bugatti, que atualmente pertencia ao Grupo Volkswagen, agora é propriedade majoritária da empresa croata Rimac Automobili.

27/06/2021 às 08:30
Notícia

Volkswagen vai encerrar vendas de veículos com motor a combus...

A empresa espera expandir a participação de mercado de veículos elétricos para 70% até 2030

O valor do negócio não foi revelado e a transação ainda precisa ser aprovada pelos órgãos antitruste europeus. O grupo croata comprou 55% das ações da Bugatti, garantindo assim o controle majoritário. Os outros 45% da companhia pertencem à alemã Porsche.

A Rimac Mobili é uma startup com foco em carros elétricos. Sediada na cidade de Zagreb, a Rimac planeja assumir as operações da Bugatti no último trimestre de 2021. A companhia croata ficará responsável pela produção das duas marcas, Bugatti e Porsche.

Hipercarro elétrico da Bugatti vem aí

As atenções iniciais da empresa se voltam agora para dois projetos já anunciados. O primeiro é o Bugatti Chiron, com motor W16, 1500 cv de potência e com possibilidade de atingir impressionantes 420 km/h. Já o segundo é o hipercarro elétrico Rimac Nivera, com propulsor de 1914 cv e autonomia de 500 km com uma carga.

A expectativa é que a montadora inicie também o desenvolvimento do primeiro hipercarro elétrico com a marca Bugatti. Inicialmente as Bugattti e Porsche permanecerão em suas cidades de origem, mas no futuro ambas devem migrar para um parque industrial em construção na Croácia.

“Nem posso começar a dizer o quão animado estou com o potencial dessas duas marcas combinando conhecimento, tecnologias e valores para criar alguns projetos verdadeiramente especiais no futuro”, destacou Mate Rimac, CEO da montadora.

 

Criada na cidade de Molsheim, na França, em 1909, a montadora Bugatti é considerada uma das mais icônicas da história do automobilista. Após a Segunda Guerra Mundial a empresa enfrentou problemas financeiros e chegou a ser fechada em 1951. A produção seria retomada no final dos anos 80, na Itália, e em 1998 a Bugatti foi adquirida pelo Grupo Volkswagen.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.