Jeff Bezos deixa o cargo de CEO da Amazon após 27 anos
Créditos: Reprodução/Saul Loeb/Getty Images

Jeff Bezos deixa o cargo de CEO da Amazon após 27 anos

O bilionário ainda continuará na empresa, mas como presidente do Conselho

30/06/2021 às 19:22
Notícia

Amazon Prime Video: todos os lançamentos de julho de 2021

Veja quais são os filmes e séries que passam a integrar o catálogo dos assinantes do serviço Prime a ...

O fundador da varejista Amazon, Jeff Bezos, deixou o cargo de CEO da empresa nesta segunda-feira (5). O homem mais rico do mundo planeja se dedicar a outros projetos, como a viagem ao espaço no dia 20 de julho com sua empresa Blue Origin. A Amazon será comandada por Andy Jassy, diretor executivo do serviço de computação em nuvem Amazon Web Services.

A data para a saída de Bezos foi anunciada em maio e cuidadosamente escolhida por marcar o aniversário de 27 anos da Amazon. O bilionário anunciou em fevereiro que deixaria a empresa, e comentou que assim teria mais tempo para se dedicar ao jornal Washington Post, adquirido por ele em 2013, além da Blue Origin e das entidades filantrópicas Day One Fund e Earth Fund.

Bezos passará a ser presidente executivo do conselho da Amazon e deixará para Jassy todas as sortes e revezes com a empresa. Embora a varejista tenha ultrapassado em fevereiro US $ 100 bilhões em vendas trimestrais pela primeira vez, também está sendo investigada por reguladores antitruste nos Estados Unidos e no exterior.  


Reprodução/Christian Wiediger/Unsplash

De toda forma, Jassy já está inserido na cultura da companhia, o que deve tornar a transição mais suave. De acordo com Ann Hiatt, consultora de liderança da Amazon, Andy Jassy era a “sombra” de Bezos no início dos anos 2000, funcionando como um “cérebro duplo” do ex-CEO e oferecendo a ele mais um par de olhos e ouvidos em cada reunião.

John Rossman, executivo da Amazon no início dos anos 2000 e autor do livro “The Amazon Way”, comentou as possíveis vantagens que Jassy pode trazer para a empresa por sua postura mais branda, além do fato de não ser amplamente conhecido fora dos círculos do Vale do Silício.

Andy representará a Amazon quando o Congresso ou outras partes interessadas vierem ligando e exigindo ou solicitando perguntas difíceis. Talvez, de certa forma, não ser o fundador o ajude a ser ainda mais eficaz nesses diálogos.

 

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC, G1
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.