5G DSS da TIM passa a funcionar em Fortaleza, Recife e Salvador
Créditos: TIM

5G DSS da TIM passa a funcionar em Fortaleza, Recife e Salvador

Versão avançada do 4G estará disponível em regiões específicas dessas capitais

A partir desta semana a operadora TIM passa a disponibilizar o 5G DSS em três capitais do Nordeste: Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).

30/06/2021 às 17:42
Notícia

TIM oferece planos pós-pagos com assinatura da HBO Max sem cu...

Com o TIM Black, individual ou Família, o cliente poderá escolher entre alguns serviços adicionais

Para ter acesso à versão mais avançada do 4G – batizada por aqui de 5G DSS – é preciso ter um smartphone compatível e estar em regiões dessas cidades nas quais o sinal esteja disponível.

Na capital cearense o 5G DSS está ativo nos bairros Aldeota e Meireles. Já em Recife há pontos instalados no Parque Dona Lindu, no Pina, no Marco Zero e na Avenida Boa Viagem. Por fim, em Salvador é possível acessar a internet móvel com velocidades maiores no circuito Barra-Ondina.

A empresa espera expandir essa opção do serviço para mais capitais brasileiras ainda em 2021: Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC) são as próximas. No momento, regiões de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) são compatíveis com o 5G DSS.

5G DSS: como ele funciona?

O 5G DSS não é o mesmo 5G da próxima geração de conectividade mobile. A sigla DSS é um indicativo para Compartilhamento Dinâmico de Espectro e utiliza as redes 4G já existentes de forma compartilhada como forma de oferecer um “upgrade” na velocidade de conexão dos usuários.

Na prática, o 5G de fato ainda não tem previsão de implantação no Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda está analisando aspectos técnicos e burocráticos para que uma licitação seja disponibilizada até o final de 2021. A expectativa é que tenhamos o 5G de verdade somente a partir do segundo semestre de 2022 ou em 2023.

Continua após a publicidade

 

User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assumo o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente. Para relaxar, nada melhor do que jogar um FIFA ou testar um eletrônico novo.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.