Qualcomm vai usar ex-engenheiros da Apple para vencer o M1, diz CEO
Créditos: Divulgação Qualcomm

Qualcomm vai usar ex-engenheiros da Apple para vencer o M1, diz CEO

Fabricante de semicondutores contratou um dos líderes do projeto do Apple Silicon

O lançamento do Apple M1 criou uma nova tendência na indústria: a contratação de ex-engenheiros da Apple que trabalharam no projeto. Após a Samsung ser pega querendo formar sua equipe com esses engenheiros, a Qualcomm afirma que conseguirá superar a gigante de Cupertino fazendo a mesma coisa, inclusive contratando um dos líderes do projeto Apple Silicon.

30/06/2021 às 20:29
Vídeo

Assinamos o HBO Max com 50% de desconto. Saiba como e conheça...

Confira a disponibilidade do serviço, dispositivos compatíveis, interface e muito mais

Um dos grandes trunfos da fabricante dos Snapdragon é a contratação do Gerard Williams, ex-líder de desenvolvimento de chips da Apple e um dos principais nomes por trás do novo processador da empresa. Essa contratação é tão importante, que a própria empresa de Cupertino processou Williams quando o mesmo se demitiu, acusando-o de explorar a tecnologia da empresa, além de “roubar” outros engenheiros importantes.

Esses ex-engenheiros da empresa fundaram então a empresa Nuvia, que estava desenvolvendo sua própria arquitetura para chipsets. Na época, a Apple afirmava que isso era uma tentativa de forçar ela a comprar novamente a sua própria tecnologia. Com isso, Qualcomm entrou na jogada e simplesmente comprou a nova empresa, em um acordo de US$ 1,4 bilhão. 


Créditos: Divulgação Apple

Com isso, a empresa comprou os direitos da arquitetura que a empresa está atualmente desenvolvendo, que, segundo os funcionários, competiria com a AMD e Intel no mercado de servidores. Mas junto com isso, ela também conseguiu com a aquisição o acesso a toda a experiência, e conhecimento, por trás do desenvolvimento do Apple Silicon

Agora a desenvolvedora está buscando aproveitar isso para “mudar seus planos” e disputar com essa nova arquitetura no mercado de notebooks, para conseguir um desempenho da gigante de Cupertino. O brasileiro Cristiano Amon, atual CEO da Qualcomm, afirmou em uma entrevista à Reuters, que, com a ajuda dessa sua nova equipe, ela “pode ter o melhor chip do mercado”.

02/07/2021 às 10:04
Notícia

Windows 11 agora dirá quanto tempo ele levará para instalar a...

Novo sistema operacional já está disponível oficialmente para os participantes do Programa Windows In...

Continua após a publicidade

Amon afirmou que não tem interessada entrar na disputa no mercado de servidores, então a empresa irá licenciar os projetos da Nuvia nessa área para outras empresas. Com isso, deve demorar um pouco para que esse novo SoC da empresa focado no mercado de notebooks fique disponível, principalmente com a Nuvia tendo que refazer, ou adaptar, seu projeto atual para isso.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Reuters, 9to5mac
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.