Banco central vai lançar "Cartão Pix" para pagamentos offline
Créditos: Divulgação/Banco Central

Banco central vai lançar "Cartão Pix" para pagamentos offline

O cartão será pré-pago e funcionará do mesmo modo que os de ônibus

O Banco Central do Brasil acaba de anunciar mais uma novidade para a modalidade Pix, em pagamentos offline. A intenção é criar um "Cartão Pix", que pode ser usado normalmente em maquininhas de lojas e outros estabelecimentos. Vai funcionar semelhante a um cartão de ônibus, onde é necessário fazer uma recarga antecipada e o usuário usa até o dinheiro acabar. 

O objetivo do Banco Central é facilitar pagamentos offline. Caso o cliente queira usar o dinheiro do Pix sem internet, isso é possível. Aparentemente o cartão irá funcionar por aproximação, sendo aceito na grande maioria das maquininhas de diferentes estabelecimentos.

11/10/2020 às 15:19
Vídeo

PIX: TUDO que você PRECISA SABER sobre a NOVA forma de pagame...

Tiramos as principais dúvidas sobre o funcionamento da novidade apresentada nesta semana pelo Banco C...

O comunicado informa que o "Cartão Pix" terá um sistema semelhante aos cartões de transportes públicos. Nesse caso, o dono do cartão precisa recarregar, geralmente em algumas unidades de atendimento, ou autoatendimento, e depois usa nos ônibus, ou outros meios, apenas aproximando. O valor da passagem é descontado assim que aproximado. 

O Banco Central ainda não revelou grandes detalhes de como será esse cartão específico para Pix. Hoje, o dinheiro transferido pela modalidade fica em algum banco da escolha do cliente, e o valor pode ser usado pelo cartão regular, na unidade débito. O saque também fica disponível pelos caixas eletrônicos que sejam compatíveis com o banco do cliente. 

É possível que o "Cartão Pix" seja uma opção para simplificar o cadastro, mesmo de pessoas que não tem acesso facilitado a bancos. Segundo uma declaração dada por Roberto Campos Neto, presidente do BC o cartão "vai funcionar como um cartão de ônibus, uma tecnologia supersegura. Você vai poder usar o cartão no mundo offline e, quando você voltar ao mundo online, vai poder transferir seu saldo de volta."

Campos Neto também informa que o recurso pode chegar em breve, mas ainda não deu uma data exata. Também deixou a entender que o Pix pode ter ainda mais novidades no último trimestre do ano, mas não informou quais serão.

Continua após a publicidade

O que achou da ideia? Acha que a aceitação dos brasileiros ao Cartão Pix será ampla? Deixe nos comentários!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TudoCelular
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.