As inscrições para o Enem 2021 abriram ontem no site do Inep. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo, Ciências da Natureza e Matemática. As inscrições encerram no dia 14 de julho.
Como fazer a inscrição no Enem
Primeiramente, ao acessar a página do participante, a assistente virtual Nanda dará algumas informações sobre a prova e te dará a opção de fazer login ou a inscrição.
Após selecionar a inscrição, ela fará a validação para verificar se você não é um robô e na sequência pedirá os seus dados. Informando CPF e data de nascimento, ela pedirá para continuar a inscrição.
Fonte: Reprodução/Felipe Freitas
A tela seguinte apresentará alguns dados do qual você precisará confirmar. Depois a assistente virtual pedirá mais alguns dados, como nome do pai, caso tenha. Na sequência, pedirá informações sobre gênero, cor, estado civil e nacionalidade. Logo na sequência vêm os dados sobre local de nascimento e endereço.
Fonte: Reprodução/Felipe Freitas
Passando pelos dados de endereço, o candidato deve informar se precisará de algum recurso de acessibilidade.
Fonte: Reprodução/Felipe Freitas
Depois de informado sobre o uso ou não de recursos de acessibilidade, é necessário escolher a língua estrangeira: inglês ou espanhol. Escolhendo uma delas, você precisará informar a situação do seu ensino médio. Se está cursando, se cursa mas não está no último ano, se já concluiu ou se não está cursando e nem concluiu. A assistente virtual Nanda também perguntará se você concluiu o ensino médio pelo Encceja.
Fonte: Reprodução/Felipe Freitas
Após essa pergunta, você precisará informar como concluiu o Ensino Médio e o ano de conclusão. Depois, você terá que responder 25 perguntas do questionário socioeconômico. Nessa parte, você demorará um pouco mais e será necessário responder até os tipos de eletrodomésticos que você tem em casa. Finalizando o questionário, é hora de informar os dados de contato
Fonte: Reprodução/Felipe Freitas
Depois disso, caso você não tenha cadastro no gov.br, você terá que fazer sua senha e login. Fazendo isso, é hora de escolher se realizará o Enem pela prova digital ou impresso. Somente estudantes que terminaram o ensino médio ou terminarão esse ano poderão realizar a prova digital. Escolhido a versão, você poderá escolher a cidade onde quer realizar a prova. Caso tenha optado pelo Enem digital, as suas opções de cidade são reduzidas, já que somente algumas cidades receberão esse modelo. Finalizando a cidade, basta confirmar os dados da inscrição, que podem ser editados caso haja algum erro.
Fonte: Reprodução/Felipe Freitas
O boleto demora algumas horas para ser gerado e você poderá verificá-lo na Página do Participante.
.....