ENEM 2021: como fazer a inscrição para as provas deste ano
Créditos: Reprodução/Enem

ENEM 2021: como fazer a inscrição para as provas deste ano

Veja o passo a passo de como se inscrever para as provas que acontecem em novembro

As inscrições para o Enem 2021 abriram ontem no site do Inep. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo, Ciências da Natureza e Matemática. As inscrições encerram no dia 14 de julho.

Como fazer a inscrição no Enem

Primeiramente, ao acessar a página do participante, a assistente virtual Nanda dará algumas informações sobre a prova e te dará a opção de fazer login ou a inscrição.

Após selecionar a inscrição, ela fará a validação para verificar se você não é um robô e na sequência pedirá os seus dados. Informando CPF e data de nascimento, ela pedirá para continuar a inscrição.


Fonte: Reprodução/Felipe Freitas

A tela seguinte apresentará alguns dados do qual você precisará confirmar. Depois a assistente virtual pedirá mais alguns dados, como nome do pai, caso tenha. Na sequência, pedirá informações sobre gênero, cor, estado civil e nacionalidade. Logo na sequência vêm os dados sobre local de nascimento e endereço.


Fonte: Reprodução/Felipe Freitas

Passando pelos dados de endereço, o candidato deve informar se precisará de algum recurso de acessibilidade.


Fonte: Reprodução/Felipe Freitas

Depois de informado sobre o uso ou não de recursos de acessibilidade, é necessário escolher a língua estrangeira: inglês ou espanhol. Escolhendo uma delas, você precisará informar a situação do seu ensino médio. Se está cursando, se cursa mas não está no último ano, se já concluiu ou se não está cursando e nem concluiu. A assistente virtual Nanda também perguntará se você concluiu o ensino médio pelo Encceja.

Continua após a publicidade


Fonte: Reprodução/Felipe Freitas

Após essa pergunta, você precisará informar como concluiu o Ensino Médio e o ano de conclusão. Depois, você terá que responder 25 perguntas do questionário socioeconômico. Nessa parte, você demorará um pouco mais e será necessário responder até os tipos de eletrodomésticos que você tem em casa. Finalizando o questionário, é hora de informar os dados de contato


Fonte: Reprodução/Felipe Freitas

Depois disso, caso você não tenha cadastro no gov.br, você terá que fazer sua senha e login. Fazendo isso, é hora de escolher se realizará o Enem pela prova digital ou impresso. Somente estudantes que terminaram o ensino médio ou terminarão esse ano poderão realizar a prova digital. Escolhido a versão, você poderá escolher a cidade onde quer realizar a prova. Caso tenha optado pelo Enem digital, as suas opções de cidade são reduzidas, já que somente algumas cidades receberão esse modelo. Finalizando a cidade, basta confirmar os dados da inscrição, que podem ser editados caso haja algum erro.


Fonte: Reprodução/Felipe Freitas

O boleto demora algumas horas para ser gerado e você poderá verificá-lo na Página do Participante.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.