WhatsApp Beta para Android está testando mídias autodestrutivas
Créditos: Reprodução/BGR

WhatsApp Beta para Android está testando mídias autodestrutivas

Os usuários podem enviar fotos e vídeos que podem ser visualizados apenas uma vez

Há algum tempo se sabe que o WhatsApp está testando mensagens que se "autodestroem", ou seja, ficam disponíveis por um tempo e depois somem. Recentemente, o site WABetaInfo compartilhou que a plataforma está disponibilizando a opção de visualização única para mídias, como em fotos e vídeos. A função está sendo testada, até o momento, em dispositivos Android

Ainda não há muitas informações de como essa nova ferramenta irá funcionar. É possível que ela seja uma adição as mensagens que se apagam, como também seja uma outra opção para os usuários, de forma totalmente independente. Essa é a primeira vez que a possibilidade chega para os usuários Beta, portanto pode ser que aconteçam alterações até chegar nos usuários finais.

27/06/2021 às 15:14
Notícia

WhatsApp permitirá ouvir a mensagem de voz antes de enviá-la

O novo recurso ainda está sendo testado, mas também será possível visualizar forma da onda do áudio

Essa pode ser uma das novidades para aumentar a segurança dos usuários da plataforma. Usando a opção, isso garante que quem está recebendo consiga visualizar apenas uma vez. No entanto, o WABetaInfo percebeu que é possível tirar prints da tela, sem que isso seja avisado para o usuário. Isso significa que o outro contato pode salvar a imagem, ou capturas do vídeo, livremente. 

No app vizinho, Instagram, ele avisa quando há uma captura de uma foto, ou vídeo, se enviada pelo direct - que é o modo de conversar diretamente com apenas um usuário. Essa poderia ser a mesma ferramenta usada no WhatsApp, mas não é o que está acontecendo nesse momento. Se o intuito é aumentar a segurança, não faz sentido não emitir um aviso nas capturas. É esperado que isso seja modificado na versão final.

Como usar a ferramenta de visualização única

Os usuários do WhatsApp Beta vão perceber que, a partir de agora, haverá um ícone de relógio, com o número um no meio. Ele fica localizado no canto inferior direito da foto, logo ao lado do botão de envio. Para usar a opção de visualização única, basta clicar nesse ícone, no lugar de envios normais. 

Continua após a publicidade

Essa opção não é exclusiva para mensagens com um contato direto. Também é possível fazer esse envio único em grupos. Os usuários que estiverem naquela lista conseguem ter acesso à mídia por apenas uma vez. Depois que saírem da conversa e retornarem, a imagem não será mais mostrada.

Segundo o WABetaInfo, quando o usuário visualiza a mídia autodestrutiva, quem fez o envio recebe uma notificação. Isso irá acontecer independente se o usuário tira a opção de mostrar a última visualização, ou não. Clicando nos dados da mensagem é possível ver se o destinatário recebeu, se abriu, ou se visualizou o conteúdo da mensagem.

Agora, se o usuário tirou a opção de mostrar que as mensagens foram visualizadas, que é mostrada pelos dois cheks azuis, não será possível ver se a mídia foi aberta pelos outros. Para conseguir visualizar se os contatos visualizaram, é necessário ativar a opção de última visualização em seu perfil. 

Disponibilidade

A função está sendo enviada apenas para os usuários que utilizam a versão Beta do WhatsApp no Android. No entanto, é possível enviar uma imagem autodestrutiva para usuários que não sejam testers desde já. Ou seja, um usuário que testa as novidades pode enviar uma foto com visualização única para qualquer contato, mesmo que este não seja Beta.

Até o momento se sabe apenas que o recurso está em sua versão de testes. O WhatsApp lança essas novidades para um grupo restrito, para que seja mais fácil de rastrear e corrigir possíveis erros. A versão final ainda não tem data para ser lançada. Alguns recursos levam meses até serem lançados em uma atualização geral.

Via: BGR Fonte: WABetaInfo
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.