Receita paga segundo lote da restituição do IR a partir de hoje; veja se você está na lista
Créditos: /Unsplash

Receita paga segundo lote da restituição do IR a partir de hoje; veja se você está na lista

Acesso à lista pode ser feito pelo site da Receita ou app

A Receita Federal começa hoje a pagar o segundo lote da restituição do imposto de renda. Para ver se o seu nome está na lista existem duas maneiras: uma pelo site da Receita e outra pelo app Meu Imposto para pessoa física

Receita Federal apreende 40 mil aparelhos que permitem acesso ilegal ao Netflix e Disney+

O pagamento será feito na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração de Imposto de Renda. Serão 4,2 milhões de pessoas que receberão a sua restituição. No total, a Receita Federal pagará 6 bilhões de reais em restituição. Do total de contribuintes desse lote, 2,9 milhões são daqueles que entregaram a declaração até 21 de março. O restante são grupos que tem prioridade por lei, sendo 97.082 mil idosos com mais de 80 anos, 779.763 entre 60 e 79, 54.240 portadores de alguma deficiência física ou mental ou enfermidade grave e 385.591 de contribuintes cuja maior parte da fonte de renda seja o magistério.

Como consultar

A consulta no site da Receita Federal é feita diretamente neste link. O contribuinte pode também acessar o aplicativo Meu Imposto para pessoa física na Play Store ou App Store

Após baixar e abrir o app, basta clicar no botão "Consulta Restituição".

Reprodução/Felipe Freitas
Fonte: Reprodução/Felipe Freitas

Depois basta digitar o CPF na tela que abrirá


Fonte: Reprodução/Felipe Freitas

17/05/2021 às 13:28
Notícia

Plataforma de criptomoedas Binance é investigada por suspeita...

CEO da empresa afirma estar trabalhando com autoridades para identificar possíveis ilegalidades comet...

Continua após a publicidade

Caso o seu nome não esteja na lista, deve consultar o extrato da declaração para verificar possíveis pendências acessando o Centro Virtual de Atendimento da Receita. Caso haja alguma pendência, deverá ser feito uma autorregularização das inconsistências de dados mediante a entrega de uma nota retificadora. Também serão restituídos valores de contribuintes que caíram na malha fina entre 2008 e 2020 e regularizam neste ano.

Mesmo com o aumento do prazo final da entrega de declaração de imposto de renda, o calendário de restituição será mantido. Os cincos lotes, que vão de maio até setembro, são pagos sempre no último dia útil de cada mês. 

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.