Desenvolvedor consegue rodar o Windows 11 no smartphone Lumia 950 XL
Créditos: Divulgação Microsoft

Desenvolvedor consegue rodar o Windows 11 no smartphone Lumia 950 XL

Também foi possível fazer o novo sistema da Microsoft funcionar no Raspberry Pi 4

A Microsoft anunciou o Windows 11 e deixou muito mais perguntas do que respostas. Uma dessas principais dúvidas é sobre os requisitos inconsistentes e pesados. Mas mesmo assim alguns usuários resolveram ver se um dos últimos smartphones lançados pela empresa ainda suportaria o novo sistema e, surpreendentemente, o Lumia 950 XL conseguiu rodar bem o novo Windows 11.

28/06/2021 às 15:30
Notícia

Liberado! Como baixar e instalar a versão de testes do Window...

Quem quiser testar o novo sistema deve se certificar que seu PC é compatível

Pode até não parecer uma surpresa o smartphone da empresa conseguir rodar a nova versão do Windows, principalmente porque desde 2015 ela já roda o Windows 10 Mobile. Porém, recentemente a Microsoft detalhou ainda mais os requisitos de processadores do sistema, afirmando que os processadores da Qualcomm só terão suporte a partir do Snapdragon 850, que é muito mais novo que o SD 810 equipado no 950 XL.

Um desses usuários que resolveram testar a nova versão do sistema no smartphone foi o desenvolvedor Gustave Monce, que gravou um vídeo testando a “atualização”. No teste é possível ver o quão bem otimizado o Windows 11 está para dispositivos touchscreen, além disso, ele está rodando muito bem também, se considerar que é um smartphone com 6 anos de idade.

Entretanto, por estar rodando na build vazada do Windows 11, não se tem como saber se o smartphone futuramente terá acesso a todas as novidades do novo sistema operacional da empresa, como o acesso a loja do Android. Entretanto, caso o Lumia 950 XL futuramente consiga ter acesso ao sistema completo, o smartphone pode ter envelhecido como vinho, principalmente por resolver seu principal problema: a falta de aplicativos.

Além do antigo smartphone topo de linha da Microsoft, um usuário também conseguiu realizar a instalação do novo Windows no Raspberry Pi 4, também baseado em ARM. Isso se torna bastante impressionante pelo processador do dispositivo, que é Broadcom, mostrando que tem como instalar o sistema com uma configuração sem processadores Snapdragon.


Créditos: Reprodução / theSPEEDCAT / Reddit

Continua após a publicidade

28/06/2021 às 16:38
Notícia

Microsoft considera reduzir requisitos do Windows 11 e remove...

Empresa admite possibilidade de acrescentar CPUs Intel de 7ª geração e AMD Zen 1 à lista

Como informado acima, essas instalações utilizaram a build que foi vazada do Windows 11 antes do anúncio oficial, podendo ter sido levemente alterada para ser instalada. Mas o interessante é se notar que o novo sistema da Microsoft consegue rodar bem em hardwares antigos ou fora dos requisitos da empresa.

Fonte: Slashgear, theSPEEDCAT, Gustave Monce
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.