Panasonic vende ações da Tesla por 17,85 bilhões de reais
Créditos: Reprodução/Toru Hanai/Reuters

Panasonic vende ações da Tesla por 17,85 bilhões de reais

A Panasonic é uma das parceiras mais antigas da Tesla, tendo fornecido células de íon-lítio para as baterias da montadora

A Panasonic, uma das principais parceiras industriais da Tesla, comunicou na sexta-feira (25) que vendeu todas as suas ações da empresa de Elon Musk por 400 bilhões de ienes (o equivalente a 17,85 bilhões de reais), abdicando de sua participação na companhia. Entretanto, segundo a Panasonic, a relação comercial não será alterada.

A gigante japonesa de eletrônicos foi responsável por fornecer à Tesla células de íon-lítio para suas baterias desde os primeiros dias de inicialização da montadora no Vale do Silício. Além disso, a Panasonic trabalhou em colaboração com os engenheiros da Tesla para modificar a química e o projeto em si para otimizá-los para o uso em carros elétricos de alta potência.


Reprodução/Austin Ramsey/Unsplash

Em 2010, a Panasonic comprou 1,4 milhões de ações da Tesla por cerca de 30 milhões de dólares. No final de março de 2020, essa mesma participação valia por volta de 730 milhões de dólares.

Hideki Yasuda, analista do Ace Research Institute, comentou que, embora tenha concedido apoio à Tesla no início, a expansão dos negócios da empresa de Musk demonstra que não há mais necessidade de laços de capital entre as duas.


Elon Musk, à esquerda, o ex-CTO JB Straubel, ao centro, e o diretor administrativo sênior da Panasonic Yoshihiko Yamada, à direita na inauguração da Gigafactory da Tesla em Sparks. Reprodução/Troy Harvey/Bloomberg

27/06/2021 às 08:30
Notícia

Volkswagen vai encerrar vendas de veículos com motor a combus...

A empresa espera expandir a participação de mercado de veículos elétricos para 70% até 2030

De acordo com o porta-voz da Panasonic, que não teve seu nome revelado, a venda das ações não afetará a parceria com a Tesla. A medida foi realizada como parte de uma revisão das participações em linha com as diretrizes de governança corporativa.

Continua após a publicidade

Segundo a Agência Reuters, a venda ocorre no momento em que a Tesla diversifica sua própria cadeia de suprimentos de baterias. A montadora já fechou acordos com a LG Energy Solution da Coréia do Sul, uma unidade da LG Chem, e com a chinesa CATL.

Já a Panasonic anunciou no início deste ano que compraria as ações da empresa americana de software de cadeia de suprimentos Blue Yonder. A transação foi estimada em 7,1 bilhões de dólares, e seria o maior negócio desse tipo na última década da história da Panasonic.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Reuters, Forbes
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.