Qualcomm Snapdragon 888 Plus é anunciado alcançando 3GHz e com melhor IA
Créditos: Reprodução/Qualcomm

Qualcomm Snapdragon 888 Plus é anunciado alcançando 3GHz e com melhor IA

Ele virá equipado em smartphones da ASUS, Honor, Motorola, Vivo e Xiaomi disponíveis no segundo semestre de 2021

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira, 28 de junho, seu novo chip Snapdragon 888 Plus voltado para uso em smartphones premium e que deve oferecer a melhor experiência em jogos nestes dispositivos. O sucessor do Snapdragon 888 é produzido com o processo de fabricação de 5nm, promete um desempenho 20% maior em IA graças à sexta geração do Qualcomm AI Engine e CPU Kryo 680 operando com até 3GHz.

28/05/2021 às 16:35
Notícia

Snapdragon 888+ aparece em teste de performance com Cortex-X1...

Processador não parece ter muitas diferenças em relação ao modelo padrão

O novo chip Qualcomm Snapdragon 888 Plus traz a CPU Kryo 680 com tecnologia ARM Cortex-X1 e arquitetura 64 bits operando com clock de até 3GHz, GPU Adreno 660, a já mencionada sexta geração do Qualcomm IA Engine com processador Qualcomm Hexagon 780 com desempenho de 32 TOPS (aumento de 20% em comparação com o Snapdragon 888 normal) e suporte para até 16GB de memória RAM LPDDR5 com frequência de até 3.200MHz. O chip também inclui a segunda geração do Qualcomm Sensing Hub com um processador de IA menor potência sempre ligado para assistência inteligente e consciência contextual.

A GPU Adreno 660 do Snapdragon 888 Plus oferece suporte para APIs Vulkan 1.1, OpenCL 2.0 FP e OpenGL ES 3.2. Além disso, ela oferece suporte para jogos em HDR com profundidade de cor de 10 bits, renderização baseada em física, decodificação de vídeo baseado em H.265 e VP9 acelerada por hardware e reprodução de conteúdo HDR baseado em HDR10+, HDR10, HLG e Dolby Vision.

Como parte da plataforma Qualcomm Snapdragon Elite Gaming, o Snapdragon 888 Plus também oferece o suporte para recursos como Variable Rate Shading (VRS), que permite que os desenvolvedores otimizem seus jogos para reduzir a carga de trabalho da GPU e assim reduzir o consumo de energia sem comprometer a qualidade visual, Qualcomm Game Quick Touch, que promete oferecer um tempo de resposta ao toque mais rápido para uma melhor experiência nos jogos, drivers de vídeo atualizáveis e suporte para telas com resolução QHD+ com taxa de atualização de até 144Hz.

Falando em tela, o chip suporta aparelhos com tela com resolução 4K e taxa de atualização de 60Hz ou a já mencionada tela com resolução QHD+ com taxa de atualização de 144Hz. Para monitores externos, ele suporta resoluções até 4K com taxa de atualização de 60Hz e HDR10/HDR10+.

Qualcomm Snapdragon 888 Plus é anunciado alcançando 3GHz e com melhor IA
Reprodução/Qualcomm
 

Para câmeras, o chip Qualcomm Snapdragon 888 Plus traz o Processador de Sinal de Imagem Qualcomm Spectra 580, suporta captura de imagens com até 200 megapixels e configurações com uma câmera de até 84MP com ZSL (Zero Shutter Lag), uma câmera de 64MP e uma de 25MP com ZSL, e com três câmeras de 28MP também com ZSL. O chip suporta a captura de vídeos com resolução 4K + foto com resolução de 64MP, captura de vídeos com resolução 8K a 30fps, captura de vídeos com resolução 4K até 120fps e captura de vídeo em câmera lenta com resolução HD (720p) a até 960fps.

Continua após a publicidade

Os vídeos podem ser capturados com HDR10, HDR10+, HLG ou Dolby Vision. Ele também suporta foco automático baseado em IA, exposição automática também baseada em IA, Multi-frame Noise Reduction (MFNR) e mais.

As opções de conectividade do chip Qualcomm Snapdragon 888 Plus incluem o suporte para redes 5G (mmWave, Sub-6GHz, SA, NSA) com o modem Snapdragon X60 5G, que promete velocidades de download e upload de até 7,5Gbps e 3Gbps, e o suporte para redes 4G LTE, Wi-Fi 6E, Wi-Fi 6 com velocidades de até 2,9Gbps graças ao sistema Qualcomm FastConnect 6900, Bluetooth 5.2, NFC e para o padrão USB 3.1 (USB Type-C). O chip também suporta o protocolo de segurança Wi-Fi WPA3 e serviços de localização Beidou, Galileo, GLONASS, NavIC, GPS e QZSS.

Com relação ao áudio, o novo chip da Qualcomm inclui o Hexagon Voice Assistant Accelerator para processamento de sinal de voz acelerado por hardware, suporte para o codec de áudio Qualcomm Aqstic (até WCD9385), filtro personalizável “Golden Ears” e mais. 

Disponibilidade
A Qualcomm confirmou em seu anúncio que o chip Snapdragon 888 Plus virá equipado em smartphones de empresas como ASUS, Honor, Motorola, Vivo e Xiaomi que chegarão ao mercado já a partir do segundo semestre de 2021. Mais informações sobre o chip podem ser encontradas aqui e as especificações detalhadas estão disponíveis aqui (documento PDF).

Fonte: Qualcomm (1), Qualcomm (2), GSMArena
User img

Fabio Rosolen

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.