Windows 11 permitirá a instalação de aplicativos Android de fora da Amazon Appstore
Créditos: Reprodução/Microsoft

Windows 11 permitirá a instalação de aplicativos Android de fora da Amazon Appstore

Com isso, usuários poderão baixar e instalar APKs que não estão disponíveis na loja da Amazon

O Windows 11 foi oficialmente anunciado na última quinta-feira (27), e uma das grandes novidades da nova versão do sistema operacional da Microsoft está na possibilidade de rodar aplicativos Android de forma nativa. Graças a integração da Appstore da Amazon na Microsoft Store, usuários poderão baixar os aplicativos disponíveis na loja, como TikTok, Uber e Ring, e utilizar eles diretamente no Windows.

Entretanto, se comparado a Google Play Store, a loja de aplicativos da Amazon é, de certa forma, inferior em questão de apps e jogos disponíveis para o download por parte do usuário. Porém, segundo Miguel de Icaza, um dos engenheiros da Microsoft por trás do desenvolvimento do Windows 11, revelou recentemente em resposta a um usuário no Twitter que as pessoas poderão instalar seus aplicativos mesmo que não estejam disponíveis na loja da Amazon.

26/06/2021 às 09:48
Notícia

Windows 11 não terá suporte em Macs com Intel por causa do TP...

Exigência "surpresa" tem dado o que falar e afeta diferentes sistemas

Miguel não foi claro como isso será possível ou se haverá algum tipo de limitação nisso, apenas respondendo que "Sim!", será possível instalar aplicativos de fora da Amazon Appstore. Isso deverá dar uma maior liberdade para que as pessoas e desenvolvedores possam baixar e instalar seus aplicativos (através dos arquivos APK) de fontes como o site de jogos itch.io, e utilizar eles em seus computadores.

Conforme lembrando pelo site XDA-Developers, apesar dessa boa notícia, é muito provável que aplicativos da Google, como o Google Maps, por exemplo, não funcione no Windows 11, visto que eles dependem dos serviços do Google para funcionar corretamente. Além disso, há uma grande variedade de aplicativos que usam as APIs do Google, o que pode inviabilizar o funcionamento deles no novo sistema operacional da Microsoft.

Continua após a publicidade

Anunciado no evento de revelação do Windows 11, o suporte dos aplicativos Android será possível graças ao Intel Bridge, um “pós-compilador de tempo de execução” que traduz aplicativos de outras plataformas para instruções do tipo x86. Apesar de ser desenvolvida pela Intel, essa ferramenta funcionará tanto em processadores AMD e Intel, sendo que, além disso, os dispositivos baseados em ARM rodarão os aplicativos Android de forma nativa, assim, fortalecendo o Windows ARM.

Ainda há muitas incógnitas quando se trata do novo suporte para Android do Windows 11, mas mais uma coisa é certa: em algum nível, o usuário será capaz de fazer o chamado "sideload" (método utilizado para realizar a instalação de aplicativos nos smartphones Android) de seus próprios aplicativos no sistema operacional.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: XDA-Developers, AndroidPolice
User img

Pedro Henrique

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.