Grafeno pode substituir fibra óptica no futuro das telecomunicações
Créditos: IDEPA

Grafeno pode substituir fibra óptica no futuro das telecomunicações

Cientistas avançam na estruturação do material para transferir dados

Há tempos ouvimos falar das propriedades milagrosas do grafeno, e seus possíveis usos dos mais variados. Recentemente tivemos um avanço interessante no sentido de tornar práticas algumas dessas teorias: o uso do grafeno na transferência de dados para telecomunicações. O material tem potencial para substituir a fibra óptica, oferecendo muito mais velocidade e estabilidade nas conexões com a internet e outros tipos de aplicação que envolvem a transferência de dados.

O estudo vem da Universidade de Wisconsin-Madison, onde cientistas relatam que conseguiram criar a menor estrutura de grafeno em forma de fita já feita. E está aí o potencial de seu uso no futuro, porque não é novidade que o material funcionaria melhor na transferência de dados, mas até recentemente estruturá-lo de uma maneira útil para isso era o maior desafio.

O resultado dos estudos veio justamente de buscar a criação de uma estrutura de carbono em forma de fita que fosse a mais estreita já feita. E os cientistas conseguiram isso usando polímeros em forma de fita para "lixar" o material até ele ficar o mais estreito possível, mas perfeitamente estruturado. Essa é a parte mais importante para uma aplicação prática do método, como explica Spiegel:

02/06/2021 às 09:47
Notícia

Fibra óptica que liga o Brasil a Europa é inaugurado

O novo cabo de 6 mil km promete reduzir a latência em até 50%

Continua após a publicidade
Fonte: AzoNano, Artigo original
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.