O Google está testando um novo recurso que notifica os usuários quando a pesquisa de um tópico pode ter resultados não confiáveis. A novidade foi comunicada oficialmente hoje por meio do blog da gigante de tecnologia. A mudança é um passo importante do buscador mais popular do mundo para dar às pessoas mais contexto sobre a divulgação de informações que são populares, como notícias que ainda estão em desenvolvimento ou teorias conspiratórias.
O representante público de pesquisa do Google, Danny Sullivan, disse que os sistemas foram treinados para detectar quando um tópico está evoluindo com rapidez e quando a notícia não foi informada por fontes com credibilidade. O aviso, em tradução livre, diz: “Parece que esses resultados estão mudando rapidamente. Se este tópico for novo, às vezes pode levar algum tempo para que os resultados sejam adicionados por fontes confiáveis”.
De acordo com o Google, o novo aviso faz parte dos esforços recentes da empresa para conter a desinformação nos resultados de pesquisa para notícias de última hora. “Nosso objetivo é fornecer mais contexto sobre seus resultados para que você possa avaliar com mais confiança as informações que encontra online”.
Danny Sullivan disse que o alerta não está dizendo que o que o usuário está vendo nos resultados da pesquisa é certo ou errado — mas que é uma situação em mudança, e mais informações podem sair posteriormente.
Como exemplo, o representante público de pesquisa citou um relatório sobre um suposto avistamento de OVNIs no Reino Unido.
O vídeo do relatório policial foi divulgado no País de Gales e o assunto teve pouca cobertura da imprensa. “Mas as pessoas provavelmente estão procurando por isso, podem estar circulando nas redes sociais — então podemos dizer que está começando a tendência. E também podemos dizer que não há muitas coisas necessariamente boas por aí. E também achamos que talvez novas coisas apareçam”, ele disse em entrevista à Recode.
O Google confirmou à Recode que começou a testar o recurso há cerca de uma semana. A empresa diz que, inicialmente, os novos avisos estão sendo lançados em inglês nos Estados Unidos, mas que estão ansiosos para expandir a ferramenta e outros recursos relacionados nos próximos meses.
Os avisos podem ajudar a conter a onda de desinformação, mas ainda há algumas perguntas sobre como o recurso vai funcionar. Não está claro, por exemplo, quais fontes o Google considera confiáveis em um determinado resultado de pesquisa e quantas fontes precisam ser avaliadas para que o alerta não apareça mais. À medida que o recurso é implantado, podemos responder essas perguntas.
Via: Recode Fonte: Google.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.