Windows 11 vai poder rodar aplicativos do Android nativamente
Créditos: Divulgação Microsoft

Windows 11 vai poder rodar aplicativos do Android nativamente

Microsoft mostrou apps da Appstore da Amazon funcionando no novo Windows

Hoje a Microsoft apresentou oficialmente o novo Windows 11 para o mundo, o novo sistema operacional chegará até o começo de 2022 e com diversos novos recursos. Uma das surpresas apresentadas durante o evento foi o funcionamento nativo de aplicativos do Android no sistema, que foi executado a partir da Appstore da Amazon, incluída na nova loja do Windows 11.

24/06/2021 às 12:59
Notícia

Microsoft apresenta oficialmente o Windows 11; conheça todos ...

Conheça todos os detalhes da próxima geração do SO da Microsoft

Os aplicativos rodam no sistema operacional graças a uma parceria da Microsoft com a Intel, que está utilizando a tecnologia Intel Bridge para fazer com que esse novo recurso funcione. Pelo que foi mostrado pela empresa, os apps funcionarão como nativos do Windows 11, aparecendo na loja do sistema e inclusive sendo possível fixá-los na barra de tarefas do sistema.

Na sua apresentação, a desenvolvedora mostrou o TikTok rodando no sistema operacional, mas também é possível ver alguns outros aplicativos como Ring, Yahoo e Uber, dizendo que são parte da Appstore. Não se sabe se toda a loja da Amazon estará disponível no sistema, nem se o recurso funcionará em todos os computadores, afinal, o hardware ainda tem que ter suporte ao Intel Bridge.


Créditos: Divulgação Microsoft

Esse novo recurso é claramente uma evolução de tecnologias antigas da própria Microsoft, que está buscando transformar o Windows em uma plataforma “mais amigável” para os desenvolvedores. Em 2015 a empresa chegou a anunciar o ‘Projeto Astoria’, que serviria para desenvolvedores testarem seus apps de iOS e Android no Windows, entretanto o plano não deu muito certo e acabou sendo descontinuado.

Entretanto, a Microsoft vem tentando conseguir fazer com que os aplicativos funcionem no seu sistema operacional antes mesmo do lançamento oficial do Windows 10, mas nunca tinha conseguido isso. Com isso, ela vem tentando fazer com que os desenvolvedores adotem a Plataforma Universal do Windows (UWP), mas que também não vem dando certo.

Mas parece que finalmente a Microsoft está conseguindo diminuir a distância entre o Windows e Android, que é “a plataforma mobile” da empresa após o fracasso do Windows Phone. Além de ser algo muito bom para desenvolvedores, essa novidade da gigante de Redmond também é uma “resposta” à Apple.

Continua após a publicidade

24/06/2021 às 14:00
Notícia

Microsoft revela nova Microsoft Store do Windows 11 com apps ...

Aplicativos do Android oferecidos na loja poderão ser executados ao lado de aplicativos para Windows

Com a biblioteca de dispositivos Android disponíveis, a Microsoft agora pode novamente ganhar um fôlego na luta contra a nova arquitetura da Apple baseado em ARM. Agora o Windows ARM pode estar resolvendo seu principal problema: a falta de aplicativos para os usuários.

Como falado anteriormente, o novo Windows 11 deve ser lançado oficialmente até o começo do ano que vem, ao menos é o que indica algumas artes promocionais de empresas parceiras da Microsoft, como a ASUS.

Fonte: Microsoft, The Verge
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.