TikTok está emagrecendo automaticamente o rosto dos usuários
Créditos: Foto por Solen Feyissa no Unsplash

TikTok está emagrecendo automaticamente o rosto dos usuários

Aplicativo estava impondo um filtro de beleza que não foi tinha sido ativado

TikTok já tem um passado obscuro com seu padrão de beleza, agora a empresa pode estar impondo novamente um padrão aos usuários. Isso é algo que uma usuária notou recentemente em uma live no aplicativo, onde ela reparou que, sem nenhum filtro ativado, o app estava afinando e alterando o seu rosto.

22/06/2021 às 12:10
Notícia

Ethereum, segunda criptomoeda mais valiosa do mundo, perde 50...

O valor da criptomoeda caiu radicalmente e o co-criador perdeu US$ 400 milhões

Na live em questão, a usuária relatou que estava achando que seu rosto estava menor do que que deveria, com isso, ela testou o algoritmo do app para ver o que estava acontecendo. E foi tampando parte do seu rosto que a usuária Tori Dawn notou o problema. Assim que boa parte da sua face é tampada, o algoritmo automaticamente desativa o efeito do rosto do usuário, fazendo com que ele volte ao normal.

A partir daí a usuária testou os filtros do aplicativo em live, para ver se encontrava o que estava ativado, entretanto, nenhum dos efeitos listados era o que estava sendo usado. Depois do vídeo dela mostrando o efeito, diversos outros usuários fizeram o mesmo teste e também detectaram que estava acontecendo a mesma coisa.

 

@toridawn817

congrats tiktok I am super uncomfortable and disphoric now cuz of whatever the fuck this shit is

? original sound - Tori Dawn

 

“Não me sinto confortável fazendo vídeos porque não é minha aparência e não sei como consertar”
- Afirmou Tori Dawn.

Continua após a publicidade

Um desses espectadores que viram o vídeo de Dawn e testaram foi Abby Ohlheiser, editora sênior do MIT Technology Review, que também diz ter reparado a mudança no seu próprio rosto. Além disso, após uma pesquisa realizada com seus seguidores no twitter, Abby também detectou que é um “problema” presente apenas no Android

Com isso, ela entrou em contato com a rede social para questionar o que estava acontecendo, entretanto, não recebeu resposta. De toda forma, o filtro parou de funcionar dois dias depois. Após isso, a empresa soltou uma nota afirmando que esse filtro foi um problema que já foi corrigido, entretanto, ela não deu mais detalhes sobre isso.

Para saber se esse filtro de beleza escondido é uma prática comum do TikTok, Abby conversou com Amy Niu, uma candidata a doutorado na Universidade de Wisconsin, que vem estudando os filtros de beleza nas redes sociais e o impacto psicológico disso.

09/06/2021 às 14:23
Notícia

TikTok e WeChat não estão mais proibidos nos Estados Unidos

Administração Biden revoga as sanções de Trump, mas ainda vai investigar os apps

Segundo Amy, essa prática de “filtro padrão de beleza" é bastante comum nos aplicativos e não é necessariamente algo ruim, entretanto os desenvolvedores têm que entender a responsabilidade que passarão a ter: Essas ações irão impactar na forma que as pessoas se veem, mudando as pessoas que os usam.

Fonte: WCCFTech, MIT Technology Review
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.