Robô da Toyota limpa superfícies enquanto tira selfies
Créditos: Divulgação/Toyota

Robô da Toyota limpa superfícies enquanto tira selfies

Empresa desenvolveu uma solução para superfícies transparentes e reflexivas que confundem os robôs

Ontem (21), no Dia Mundial da Selfie, a Toyota divulgou um vídeo sobre os novos recursos do robô-selfie, seu protótipo que auxilia em tarefas domésticas enquanto filma a si mesmo. As superfícies transparentes e reflexivas confundem os robôs, e esse é um problema que as empresas que projetam máquinas para afazeres domésticos precisam superar. A Toyota desenvolveu uma solução para a situação e lançou um vídeo demonstrando seu robô limpando mesas e outras superfícies — tudo isso enquanto ele grava o próprio vídeo. 

Na descrição do vídeo, a empresa disse:

Hoje, o Toyota Research Institute (TRI) revelou novos recursos de robótica voltados para a solução de tarefas complexas em ambientes domésticos. Especificamente, os roboticistas TRI foram capazes de treinar robôs para entender e operar em situações complicadas que confundem a maioria dos outros robôs, incluindo reconhecer e responder a superfícies transparentes e reflexivas em uma variedade de circunstâncias. 

Como a empresa explica, "a maioria dos robôs é programada para reagir aos objetos e à geometria à sua frente", isso significa que as máquinas facilmente são enganadas por objetos transparentes ou de vidro. Para superar esse problema, o vice-presidente de robótica da TRI, Max Bajracharya, disse que os os roboticistas desenvolveram um novo método de treinamento para perceber a geometria 3D da cena enquanto também detectam objetos e superfícies. “Essa combinação permite que os pesquisadores usem grandes quantidades de dados sintéticos para treinar o sistema”, ele continua. 

No vídeo, além do robô-selfie da Toyota reconhecer todos os tipos de superfícies que podem ser limpas, como mesas e balcões, ele pode também detectar vidros transparentes e movê-los para o lado.


Divulgação/Toyota

O objetivo da empresa com as inovações é “construir capacidades robóticas que ampliem, não substituam as habilidades humanas”. Atualmente, o robô é um protótipo e não está disponível para venda.  

Essa conquista técnica permite que um robô aprenda rapidamente com "dados programáveis" - dados sintéticos para recriar e aprender com as falhas do passado e é um marco promissor para o TRI e roboticistas em todos os lugares - vice-presidente de robótica da TRI, Max Bajracharya

 

Continua após a publicidade


Divulgação/Toyota

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget, Toyota
User img

Bianca Nery

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.