App de espelhamento de tela ‘scrcpy’ está recebendo suporte a Android 12
Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

App de espelhamento de tela ‘scrcpy’ está recebendo suporte a Android 12

Aplicativo também virá permitirá que usuários do Linux usem o smartphone como webcam

O ‘Scrcpy’ é um dos principais aplicativos de espelhamento de tela do Android para o PC, que foi desenvolvido com base no Android Debug Bridge - ADB. O dispositivo, que permite também controlar o smartphone pelo computador, é focado para desenvolvedores e está recebendo uma nova atualização, que estará dando suporte para a nova versão do Android 12 e alguns novos recursos.

21/06/2021 às 13:15
Notícia

Xiaomi está testando o Android 12 no Mi 11 Ultra, revela Geek...

Data de atualização para o novo sistema operacional ainda não foi anunciado pela Google

Para entender uma das principais mudanças do aplicativo é na forma de operar, visto que atualmente ele cria uma espécie de servidor com base no dispositivo Android, que é acessado pelo PC através de um túnel ADB. Com isso, o programa codifica a tela como um vídeo, que é lido pelo cliente ‘scrcpy’, que em contra parte, lê os comandos do teclado e mouse do computador e envia de volta para o smartphone.

Até então, o programa funcionava assumindo um padrão de criação de “tela segura”, para poder acessar o conteúdo pelo espelhamento, porém isso mudará com a nova atualização da Google. Agora o Android 12 não irá mais permitir a criação de um processo com permissões de shell para criar uma exibição segura, algo que estava travando totalmente o aplicativo. Para resolver isso, os desenvolvedores tiveram que fazer uma mudança “simples”: agora o app irá reconstruir o servidor Android para que ele faça uma tela não segura.


Créditos: Reprodução / AndroidPolice

Além do suporte a mais nova versão do sistema operacional, o ‘scrcpy’ também está adicionando a capacidade de usar o stream de vídeo como uma webcam no Linux. Agora, o programa está recebendo o suporte a v4l2loopback, permitindo que o vídeo que chega através do app seja aberto por um aplicativo compatível com V4L2, como o OBS, para usar ele como uma webcam.

20/06/2021 às 12:57
Notícia

PROMOÇÃO: POCO X3 Pro com Snapdragon 860, 6GB+128GB à venda p...

Aparelho traz SoC Qualcomm Snapdragon 860, UFS 3.1, carregamento rápido de 33W e conjunto com quatro ...

Continua após a publicidade

Junto com isso, a atualização v1.18 do ‘scrcpy’ também está adicionando a capacidade do aplicativo de bloquear a orientação do vídeo para a orientação inicial do dispositivo, desligar automaticamente o dispositivo quando o app for fechado, nova função de redimensionar sozinho a janela para remover bordas pretas e alguns novos atalhos.

Para saber todas as novidades do é possível acessar o registro de alterações da atualização v1.18 do ‘scrcpy’ junto com a página de download da ferramenta neste link.

Fonte: AndroidPolice, XDA-Developers
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.