Airspeeder MK3, carro elétrico e voador de corrida, completa primeira rodada de testes
Créditos: Divulgação | Airspeeder

Airspeeder MK3, carro elétrico e voador de corrida, completa primeira rodada de testes

A Airspeeder fez história em um evento que foi o próximo passo em direção ao futuro utópico de ficções científicas

Há algum tempo, a fixação por carros voadores em obras de ficção científica era apenas mais um dos temas apenas presentes em filmes, livros e jogos. Qual seria o limiar entre a fantasia e a realidade? Não podemos esquecer que conceitos hoje comuns, como celulares, naves espaciais e aviões também eram ideias que não poderiam existir no mundo real em um passado não tão distante.

O Airspeeder MK3, desenvolvido pela sucursal da eVTOL, da Alauda Racing, acabou de entrar para a história: o seu primeiro teste de voo foi concluído com sucesso. Esse veículo foi projetado para ser um carro de corrida voador, que pode ser o pioneiro de um segmento que poderá ser viável no futuro - e totalmente elétrico. Este fato aconteceu em um local não especificado na Austrália.

Um vídeo com esse acontecimento foi disponibilizado no YouTube. Confira:

Seria este o primeiro passo para viabilizar um futuro que corridas de pods serão comuns, conforme demonstrado em Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (1999)? Só o tempo irá dizer. De toda forma, o que podemos afirmar desde já é que o funcionamento não parece ser muito diferente do que é oferecido pelos drones - porém, fazendo voar um veículo de 130 quilos, e indo de 0 a 100 km/h em aproximadamente 2.8 segundos. E tudo isso será possível sem grandes impactos no meio ambiente.


(Créditos: Airspeeder)

É uma velocidade impressionante para uma tecnologia ainda nos dias iniciais. Como é de se esperar, não é possível manter esse desempenho por longos períodos, possuindo uma carga que dura, em média, 15 minutos - mas com a vantagem de oferecer um sistema de troca de baterias que leva apenas 20 segundos.

Será necessária uma parada para recarregar, de maneira similar ao pit stop das corridas tradicionais.

21/05/2021 às 14:39
Notícia

Táxis voadores podem ser viáveis a partir de 2024 em territór...

Regulador de aviação da EASA foi o responsável pela informação

Continua após a publicidade

No momento, os pilotos irão controlar o carro remotamente. Ainda assim, estão trabalhando para viabilizar o transporte de humanos, podendo aguentar, até então, por volta de 80 KG, que é o peso médio de um homem adulto.

Logo mais, um torneio chamado de EXA (competição interna no formado de drag-race, entre duas equipes diferentes) será confirmado. Após a conclusão dos testes, algo assim já se torna viável.

Esta não é a primeira notícia recente que confirmam a existência de veículos voadores. Táxis aéreos, se tudo correr bem, são esperados nos próximos anos, na Europa.

Muitas novidades sobre esses avanços tecnológicos são esperadas em breve.

Fonte: engadget.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.