Descoberto um nome de rede que causa bug no iPhone e trava Wi-Fi do celular
Créditos: Life Wire

Descoberto um nome de rede que causa bug no iPhone e trava Wi-Fi do celular

Conta no Twitter divulga código que causa problemas no iPhone que tentar conectar

Um engenheiro de programação e entusiasta de segurança descobriu um código especial que, sendo usado como nome de rede, pode causar um bug no iPhone que trava o Wi-Fi do celular. Não acontecem danos permanentes, mas pode ser um problema maior do que um pequeno incômodo para quem não tem muita intimidade com smartphones e suas configurações.

O código "%p%s%s%s%s%n", como mostrado no tweet, não é algo simples, nem um nome que alguém usaria aleatoriamente numa rede. Também não é o tipo de nome que alguém correria para se conectar, mas sendo usado numa rede aberta pode acabar resultando numa "pegadinha" bastante inconveniente.

Usando um iPhone, se o usuário tenta se conectar numa rede com esse nome, o celular desliga o Wi-Fi na hora. Mas esse não é o verdadeiro problema. O maior incômodo é o fato que não dá mais pra ligar o Wi-Fi de novo. E reiniciar o iPhone não resolve o problema.

Mas, como dito antes, esse não é um problema permanente ou irreversível. Para restaurar o Wi-Fi do iPhone, basta acessar as configurações, ir para a parte de reset e escolher a opção "restaurar as configurações de rede". O iPhone vai apagar todas as configurações de rede que tem salvas e voltar a funcionar normalmente. Só que isso significa que será necessário se conectar de novo nas suas redes já conhecidas, reinserindo a senha e etc. Para quem tem muitas redes salvas, principalmente em locais fora de casa onde já esqueceu a senha, isso pode ser um grande estorvo.

08/06/2021 às 15:15
Notícia

Upgrade para iOS 15 não será obrigatório e Apple continuará a...

Usuários podem optar por ficar com o sistema operacional mais antigo até que estejam prontos para atu...

O autor do tweet, Carl Schou, não explicou exatamente por que o bug acontece, mas o pessoal do 9to5Mac tem uma especulação. Segundo o site, o caracter % é comumente usado em linhas de programação na linguagem C. A linha específica escrita por Schou como nome de rede pode estar causando um comando na biblioteca interna do iPhone, e o iOS detecta isso como um ataque, desligando o Wi-Fi como medida de segurança.

Continua após a publicidade

Em todo caso, se você tem um iPhone evite qualquer rede de Wi-Fi desconhecida com % no nome, pelo menos enquanto a Apple não divulgar um patch consertando o bug.

Fonte: 9to5Mac
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.