Índice do Artigo

Drones

SkyeBrowse usa drones tradicionais para gerar modelos 3D de forma simples

Empresa de desenvolveu app que modela imagens 3D nos drones da DJI e Autel

SkyeBrowse usa drones tradicionais para gerar modelos 3D de forma simples
Créditos: Reprodução/SkyeBrowse

A SkyeBrowse é uma companhia que produz soluções para drones. A nova solução da empresa é um aplicativo de celular que permite realizar a modelagem 3D de pontos filmado por drones. O app funciona para os drones da DJI e Autel e está disponível somente para iOS.

Os drones estão cada vez mais populares e as tecnologias gráficas cada vez mais acessível para o uso comum. Agora se você tem o seu drone e quer fazer uma modelagem 3D de algum objeto, com esse aplicativo lançado pela SkyeBrowse isso é feito com literalmente um botão. A tecnologia patenteada pela empresa utiliza videogrametria. A diferença entre esta técnica e a fotometria é que a anterior calcula em tempo real, durante o voo do drone os pontos filmados pela câmera para gerar o modelo 3D.

Confira o tutorial (em inglês) feito pela SkyeBrowse.

YouTube video

O modelo 3D do aplicativo permite também tirar medidas da imagem com centímetros de precisão. Mas não existe a possibilidade de editar os modelos, devido exigências do departamento de Serviços de Informação de Justiça Criminal, do FBI. O app foi projetado primeiramente para investigação de acidentes, porém, agora bombeiros, equipes de segurança biológica, agências de defesa civil e empresas de construção estão utilizando a ferramenta. Logo, caso os modelos pudessem ser editados, poderiam trazer problemas de segurança e confiabilidade para os serviços de segurança.


Fonte: Reprodução/SkyeBrowse

Segundo a DroneDJ, o corpo de bombeiros de Cleveland, no estado americano de Ohio, utilizou o aplicativo para modelar o estádio do Cleveland Browns (foto da capa da notícia), time de futebol americano da cidade. A modelagem serviu para marcar pontos de entradas e saída, visando captar informações sobre possíveis ataques terroristas no estádio e como agir nas evacuações.

No vídeo de tutorial da SkyeBrowse, podemos ver um comentário da empresa respondendo sobre a versão do app para Android. Ela responde que “no momento” não há a versão para o sistema operacional e diz para ficar ligado em atualizações no sistema. O aplicativo funciona por assinatura e tem duas semanas grátis para testar. A assinatura mais barata custa 1.890,00 dólares por ano. Caso queira testar no seu drone Autel ou DJI, você pode acessa o site da SkyeBrowse para mais informações.

Via: Drone DJ, DIY Photography