Build vazada do Windows 11 é oficial: Microsoft emite DMCA contra site com ISO
Créditos: Fabio Rosolen

Build vazada do Windows 11 é oficial: Microsoft emite DMCA contra site com ISO

Microsoft emite DMCA, mostrando que o software é legítimo e tem até copyright

A última semana foi tomada de notícias e artigos mostrando o Windows 11, que teria vazado na forma de uma build. Alguns sites, como o Mundo Conectado, chegaram a instalar o sistema operacional para ver como ele está. E, agora, a própria Microsoft provou que essa build que estávamos usando é realmente legítima, ao emitir uma notificação DMCA para tirar das pesquisas do Google uma página de um site indiano que oferecia links para a ISO da nova versão do sistema.

Parece um tanto aleatório que apenas um site na Índia tenha sido notificado quando páginas do mundo todo estavam mostrando o Windows 11, mas foi isso que aconteceu. A divisão oficial da Microsoft no Japão enviou o DMCA (pedido de remoção por direitos autorais) para a Google, para tirar as páginas do site indiano Beebom que tivessem links para a ISO vazada de seus resultados de pesquisa. A descrição do DMCA, em tradução livre, informa:

A emissão de um DMCA, por si só, já mostra que a ISO é legítima, afinal ela é registrada pela Microsoft para a empresa poder criar esse pedido oficial de remoção de conteúdo com copyright. Mas, como se isso não bastasse, a descrição do documento deixa explícito com todas as letras que essa é, de fato, uma build do ainda não lançado Windows 11.

15/06/2021 às 17:44
Artigo

Windows 11: Veja o novo sistema operacional da Microsoft

Versão de testes vazou e inclui novidades como o novo menu Iniciar similar ao do Windows 10X

É importante destacar e deixar evidente, no entanto, que a confirmação dessa build como legítima não quer dizer, necessariamente, que essa é a versão final do Windows 11 que vamos ver em sua distribuição oficial. O documento confirma apenas que essa foi uma das versões do Windows 11 um dia, criada pela Microsoft no processo do desenvolvimento do novo sistema operacional, e provavelmente em suas etapas finais, já que ela está bem usável. Mas não sabemos ainda quais mudanças podem (ou não) ter acontecido entre a criação dessa build e a finalização do sistema para sua distribuição oficial.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.