Se você acompanha as postagens de drones FPV aqui no MC, provavelmente você tenha visto o vídeo incrível do piloto de drones Johnny FPV para uma ação promocional do novo Porsche Taycan Cross Turismo. E se você assistiu, deve ter se perguntado: como Johnny capturou aquelas pedras explodindo em câmera lenta? Ele deu as respostas.
Dizer que o vídeo da campanha da Porsche para seu novo carro é emocionante, é pouco. O vídeo leva a criação de conteúdo cinematográfico FPV a um nível totalmente novo. Para criar transições perfeitas, a equipe construiu completamente do zero uma pista no deserto em Abu Dhabi, uma réplica de 1:1 da Finlândia. São faixas idênticas. O espelhamento das imagens possibilitou a mesclagem impecável dos dois locais juntos na edição.
Antes de falar dos “hacks” que permitem cenas tão impressionantes em câmera lenta, veja novamente as sequências (em 1:18 e 2:19):
Captura em câmera lenta com um drone FPV
Para a sorte de quem gosta de saber dos bastidores, Johnny está apresentando informações valiosas do behind-the-scenes em uma série de vídeos curtos, explicando exatamente como ele enfrentou o Taycan Cross Turismo nos extremos (para quem não sabe, o vídeo foi gravado em Levi na Finlândia, onde faz -30ºC, e no deserto de Liwa nos Emirados Árabes Unidos, onde a temperatura ultrapassa os 30ºC).
Para começar, é necessário colocar as mãos em uma câmera Freefly Wave, que custa aproximadamente 55 mil reais no Brasil. A câmera pesa apenas 716 gramas, o que é muito bom para uma configuração de drone FPV de 8 ou 9 polegadas. O vídeo está em inglês, mas é possível colocar legenda com tradução automática para português.
O surpreendente é que a câmera Wave oferece suporte a taxas de quadros de 420 fps em 4K e 1440 fps em 2K. Para o vídeo da Porsche, Johnny optou pela configuração de 4K 420 fps, que foi lenta o suficiente para entregar as sequências incríveis. Para isso, ele teve que estudar e conhecer todas as variáveis, como onde o carro levantaria as pedras, quais curvas e demais detalhes do trajeto.
Depois disso, tudo se resumiu em escolher os momentos perfeitos em que o carro estaria lançando poeira ou gelo e tornar as cenas ainda mais impressionantes com o design de som.
Se você estiver interessado em saber como Johnny FPV conseguiu todas as transições, ele postou outro vídeo dos bastidores que você pode assistir. No segundo episódio, o piloto de drones fala sobre o intenso planejamento da pré-produção, bem como seguir o fluxo — ou seja, concentrar todas as filmagens e procurar por cenas semelhantes em movimento e enquadramento. Dê uma olhada:
E se você quiser saber mais informações sobre o vídeo, veja a notícia:
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.