Forças Armadas americanas planeja desenvolvimento de drones em forma de insetos
Créditos: Hoc2Media/Unsplash

Forças Armadas americanas planeja desenvolvimento de drones em forma de insetos

Militares e Airion Health trabalharam em patente de 2014 para desenvolver novo equipamento

As Forças Armadas Americanas anunciaram uma parceria com a empresa de tecnologia Airion Health para a criação de pequenos drones. Chamados de Micro Air Vehicle (MAV), o equipamento de vigilância terá a aparência de insetos e também seu sistema de voo. Além do uso militar, a tecnologia também poderá ser usada por civis.

15/06/2021 às 09:37
Notícia

Veja primeira corrida com drones pilotados por pessoas de den...

O primeiro teste conta com drones tripulados que chegam a 70 km/h e voam por 20 minutos

Se você já assistiu a série Agents Of S.H.I.E.L.D.S. deve lembrar dos pequenos drones do Leo Fitz. Na série, eles eram usados para que a agência pudesse observar cenas de crimes ou lugares arriscados e de difícil acesso. E em uma temporada, sem spoilers, para vigiar a população. Mais evoluído que o engenheiro da Marvel, as forças armadas planejam utilizar drones ainda menores, simulando insetos, e com uma característica muito peculiar: asas móveis, que batem como a dos pássaros e libélulas. O drone servirá para ações furtivas, como espionagem e suporte visual para tropas.


RQ-4 Global Hawk, maior drone das forças armadas americanas, possui 40m de envergadura. Futuro drone inseto deve ter 20cm. Fonte: Stacey Knott/USAF

A empresa contratada pelo governo americano para desenvolver essa tecnologia é a Airion Health. Pouco conhecida, a empresa possui patentes e projetos voltados para as áreas militares de segurança e resgate, como um EPI para utilizar em áreas incendiadas. O contrato entre o governo e a empresa diz que o primeiro protótipo, que deverá ter a manobrabilidade de um inseto em seis direções, ficará pronto em 2022. As forças armadas ficarão também com os direitos de propriedade do drone, lucrando a partir de possíveis vendas da minúscula aeronave para civis.

10/06/2021 às 18:00
Notícia

Vídeo da Porsche filmado com drones FPV é amostra de possibil...

Drones filmaram em condições extremas de -30º C na Finlândia e em +30ºC no deserto nos Emirados Árabes

No futuro a tecnologia também deve atender civis, assim como diversos aviões comerciais vieram das forças armadas no pós-guerra. Empresas poderão utilizar a enorme mobilidade dos drones insetos para inspecionar lugares de difíceis e estreitos, como tubulações e infraestrutura. E claro, nada impede que no futuro, assim como o GPS, a população possa ter seu próprio micro drone para lazer.

Fonte: Drone DJ, DVIDS
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.