Shazam identifica mais de 1 bilhão de músicas por mês, diz Apple
Créditos: Reprodução/Apple/Shazam

Shazam identifica mais de 1 bilhão de músicas por mês, diz Apple

O aplicativo também já descobriu 50 bilhões de faixas desde seu lançamento

A Apple revelou na quinta-feira (17) que o aplicativo Shazam ultrapassou um bilhão de “Shazams” por mês e 50 bilhões de faixas identificadas desde a sua criação, em 2002. O Shazam ainda possui cerca de 200 milhões de usuários mensais.

Em sua primeira versão, o Shazam funcionava como um serviço de SMS. Para descobrir o nome de uma música, bastava discar “2580” e expor o telefone ao som. Os usuários então recebiam um SMS com o nome do artista e da música.

Em 2008, o aplicativo foi um dos primeiros disponíveis na recém-inaugurada App Store, da Apple. Ele chegou aos celulares Android pouco tempo depois. Em 2017, seu sucesso ajudou a transformá-lo na base de um programa de TV da Fox, Beat Shazam, apresentado pelo ator Jamie Foxx. Confira no vídeo abaixo uma entrevista feita pela CNN.

A Apple concluiu as negociações de compra do Shazam em setembro de 2018 por 400 milhões de dólares; a compra levou mais tempo do que o previsto devido a uma investigação antitruste contra a Apple. A Comissão de Concorrência Europeia avaliou a compra e acabou por liberá-la.

Na época, a comissária Margrethe Vestager comunicou que “depois de analisar exaustivamente os dados de usuários e músicas do Shazam, descobrimos que a aquisição deles pela Apple não reduziria a concorrência no mercado de streaming de música digital”.

Em 2019, os usuários do Android tiveram acesso ao novo recurso do Shazam que permitia identificar músicas tocando direto nos fones de ouvido. Antes, o aplicativo identificava apenas o som reproduzido por seus alto-falantes internos ou captado pelo microfone do dispositivo. O App ainda ganhou um novo design em 2020, junto com uma versão para web.


Divulgação/Apple

17/06/2021 às 11:48
Notícia

CEO da Honor diz que produtos vão rivalizar ou até superar a ...

Zhao Ming, CEO da empresa, anunciou que a Honor terá quatro séries principais: Magic, Digital, X seri...

Continua após a publicidade

Em novembro do ano passado, a equipe por trás do Shazam comunicou que a música com mais “shazams” em toda sua história foi Dance Monkey, da popstar australiana Tones And I, lançada em 2019. Dance Monkey foi identificada 36,6 milhões de vezes.

Ainda nesta semana, a divulgação foi de que a faixa número 50 bilhões do Shazam foi a música pop mandarim da cantora Evangeline,que em português significa Amor Imparável (Versão Acústica). O primeiro resultado do Shazam foi a canção Jeepster, da banda T-Rex.

A Apple também informou que pretende abrir a tecnologia de reconhecimento de áudio do Shazam para desenvolvedores de aplicativos. A estrutura já está disponível no site da Apple e se chama ShazamKit.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget, Shazam
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.