China realiza primeira missão para sua estação espacial nesta quinta
Créditos: Guo Wenbin/Xinhua

China realiza primeira missão para sua estação espacial nesta quinta

Três astronautas serão os primeiros a realizar viagem espacial desde 2016

A China enviará pela primeira vez uma tripulação para a sua própria estação espacial. O lançamento da missão, organizada pela sua agência espacial China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) acontece nesta quinta, dia 17 de junho, às 22h22 no horário de Brasília, 9h22 no horário local. Primeiro módulo da estação espacial (ainda em construção) foi lançado em abril.

13/06/2021 às 10:19
Notícia

Rover chinês Zhurong mandou algumas selfies suas de Marte

Veículo pousou no começo do ano e começou a percorrer o planeta

Sem enviar astronautas para o espaço desde 2016, a China volta a realizar uma missão tripulada neste ano. Essa missão, que levará três astronautas, será lançada do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, localizado no deserto de Gobi, no noroeste do país. A tripulação viajará na nave espacial Shenzhou-12, impulsionada pelo foguete Long March 2F.

Os três astronautas, Nie Haisheng, Liu Boming, e Tang Hongbo, ficarão três meses em órbita e realizaram duas caminhadas espaciais para instalar equipamentos na estação espacial.


Interior do Tianhe. Fonte: Reprodução/CASC

Haisheng, o mais velho dos três, será o capitão da missão. Será a sua terceira viagem espacial. Ele participou da primeira missão chinesa com mais de um astronauta, em 2005, e dos testes das tecnologias de acoplamento da CASC em 2013. Boming esteve no espaço pela primeira vez em 2008 e auxiliou o astronauta Zhai Zhingang a fazer a primeira caminhada espacial chinesa. Hongbo é o mais novo da equipe e realiza sua primeira missão após 11 anos de treinamento.

A estação espacial chinesa, chamada de Tiangong, Palácio Celestial em mandarim, deve ser finalizada e entrar em operação em 2022. Os astronautas ficaram no primeiro módulo da estação, lançado em 29 de abril, o Tianhe, que significa Harmonia dos Céus. O módulo é a maior estrutura espacial criada pela CASC até hoje.

06/05/2021 às 10:50
Notícia

Foguete da China cairá na Terra daqui a dois dias, ainda sem ...

Especialistas dizem que a maior parte do foguete queimará durante a reentrada na atmosfera

Continua após a publicidade

O lançamento traz preocupação para a Agência Espacial Europeia (ESA). No lançamento do Tianhe, o foguete responsável para levar o módulo ao espaço, Long March 5b, ficou descontrolado e não caiu na área pré-determinada. O incidente poderia ter lançado detritos do foguete em áreas habitadas, mas acabou caindo no Oceano Índico.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: CNN, CNBC
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.