Até 25% das placas de vídeo vendidas no primeiro trimestre foram para mineradores
Créditos: Bitcoinist

Até 25% das placas de vídeo vendidas no primeiro trimestre foram para mineradores

Dados de analistas mostram que 700.000 unidades foram vendidas sem uso para jogos

A Jon Peddie, uma das maiores empresas de pesquisa e análise financeira do mundo, divulgou recentemente um novo relatório de pesquisa que mostra bem o impacto dos mineradores no mercado de placas de vídeo. Segundo informações da companhia, cerca de 700.000 GPUs foram vendidas ao longo do primeiro trimestre de 2021 para pessoas que não as usaram para games, ou seja, mineradores e especuladores. Isso representa 25% do volume total das vendas no período.

O número foi obtido, como mostrado no gráfico acima, fazendo uma diferença entre uma queda recente na proporção de instalações com a tendência normal dessa proporção. A proporção de instalações, ou attach rate, representa o número de placas compradas que são realmente instaladas num sistema para seu uso mais tradicional, seja para acelerar a renderização em games ou outros usos gráficos.

O resultado final, no entanto, é uma estimativa e não tem precisão perfeita. Ao considerar o attach rate, parte dessas placas que não foram instaladas também conta especuladores, que são pessoas que aproveitam os altos preços cada vez mais inflados das GPUs para comprar e revender com lucro. Além disso, também não dá pra contar os mineradores que chegam a montar um sistema completo para seu uso e depois ficam minerando quando não estão usando o computador.

07/06/2021 às 10:39
Notícia

G7 define taxa de imposto para transação de criptomoedas

Empresa de tecnologia vão precisar pagar pelo menos 15% dos seus lucros totais

Mesmo não sendo um número completamente preciso de mineradores, continua bem relevante o fato de que 25% das GPUs vendidas no primeiro trimestre de 2021 não foram parar no seu uso final tradicional. Essas 700.000 placas representam uma soma de mais ou menos US$ 500 milhões.

A escassez de placas de vídeo e seus preços super inflados por causa disso resulta no aumento de pessoas que compram em volume para revender com lucro, o que diminui ainda mais os estoques. Mas não são apenas os mineradores os culpados por acabar com a disponibilidade das GPUs nas lojas. Como sabemos, a pandemia teve um impacto considerável na cadeia de suprimento de componentes e, por consequência, na quantidade de placas de vídeo fabricadas. Então temos a "tempestade perfeita" de estoques baixos com altíssima demanda atualmente no mercado de GPUs.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Adrenaline, Tom's Hardware
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.