Pentágono autoriza SpaceX a reutilizar foguetes para missões nacionais
Créditos: Divulgação/SpaceX

Pentágono autoriza SpaceX a reutilizar foguetes para missões nacionais

Anteriormente o contrato não permitia que o foguete fosse usado mais de uma vez

A Força Espacial do Pentágono, dos Estados Unidos, acaba de autorizar voos com "foguetes reutilizados" da SpaceX, feitos para segurança nacional. O primeiro lançamento já está previsto para o dia 17 de junho, próxima quinta-feira, segundo o site de notícias norte-americano, CNBC. O voo será feito para enviar os satélites da missão GPS III. 

A medida de usar o mesmo foguete várias vezes já é uma prática adotada pela SpaceX em missões comerciais. No entanto, ainda não era autorizado pelo Pentágono para lançamentos para contratos de segurança nacional. A primeira vez que a Força Espacial dos Estados Unidos concordou foi em 2020, especificamente para o programa GPS III. Até o momento o voo ainda não tinha uma data para ocorrer.

A SpaceX fará, no total, o lançamento de seis satélites GPS III. O contrato firmado para realizar as missões é de US$ 470 milhões. Inicialmente, o Pentágono não permitia o uso de foguetes reutilizáveis, algo que foi modificado no ano passado. Essa simples medida vai ajudar a fazer a economia de US$ 64 milhões. 

31/05/2021 às 18:05
Notícia

SpaceX comemora um ano desde sua primeira missão tripulada co...

Em 30 de maio de 2020, o foguete Falcon 9 decolava na segunda demonstração da nave Crew Dragon

Além da economia financeira, a permissão torna a vida útil dos foguetes maior. Isso é importante não somente para o retorno financeiro, como também os esforços e uso de mais matéria prima para realizar as ações.

O impulsionador que será usado no próximo dia 17 será o Falcon 9, que voou na missão GPS III anterior, da própria Força Espacial. No entanto, não é regra. Os foguetes não precisam ter sido, necessariamente, utilizados para essa missão específica. O comunicado do Pentágono, feito pelo Dr. Lauderdale, afirma que, "certamente estamos abertos ao uso de outros boosters [reutilizados], não apenas aqueles que voaram [para a Força Espacial]". Isso significa que a SpaceX fica livre para escolher quais foguetes farão mais voos para realizar as missões.  

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.