Colorful cria o primeiro museu de história das GPUs em parceria com a Nvidia
Créditos: Colorful

Colorful cria o primeiro museu de história das GPUs em parceria com a Nvidia

Exibições mostram primeiros modelos, passando também pela série Voodoo

A Colorful anunciou nessa semana a criação do primeiro museu de GPUs do mundo, em Shenzhen, na China. A empresa recentemente fez uma mudança para a cidade, estabelecendo instalações no parque industrial New Generation, e aproveitou a localidade para a criação do museu aberto ao público. Segundo a companhia, o museu vai mostrar o início do desenvolvimento das primeiras GPUs até os modelos mais atuais que encontramos na presente geração.

O Museu da História da GPU, como se chama, foi estabelecido em parceria com a Nvidia para trazer alguns dos primeiros modelos de GPUs comercialmente disponíveis ao público, que chegaram no início dos anos 80. O pessoal que gosta do assunto deve se lembrar também da linha Voodoo, um marco dos anos 90 como modelo para ser instalado depois e acelerar gráficos em 3D.

Tendo sido construído em parceria com a Nvidia, o museu dá uma atenção especial para a empresa. Participa da mostra, por exemplo, a primeira placa de vídeo da empresa, lançada em 1995 e baseada no chip gráfico NV1. Temos também a GeForce 256, primeira placa que a Nvidia já fez com esse nome, lançada em 1999. O nome GeForce é usado até hoje.

Apesar da proximidade com a Nvidia, o museu não poderia deixar de fora alguns modelos importantes de GPUs que foram criados por suas rivais. Na exibição temos também produtos raros da ATI, por exemplo, que hoje se tornou AMD. A Colorful se gaba de poder mostrar uma Rage Fury MAXX, a primeira placa de vídeo do mundo que incorpora duas GPUs ao mesmo tempo trabalhando em conjunto para oferecer mais performance.

A Colorful também reserva um espaço do museu para exibição de seus próprios produtos no mundo das GPUs. A marca participou da história do produto, tendo seu primeiro lançamento ainda em 1999, uma Colorful Voodoo 2. O museu mostra modelos antigos e modernos de placas de vídeo da empresa, incluindo sua sub-marca iGame.

E para fechar a visita com chave de ouro, quem estiver interessado em passear pelo museu vai poder apreciar uma sessão de jogatina num sistema montado com as GPUs mais poderosas atualmente disponíveis, oferecendo gameplay em 8K em diferentes monitores, num setup completo para sua imersão.

Fonte: VideoCardz
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.