Apple é acusada de reduzir desempenho de iPhones mais antigos com iOS 14
Créditos: Divulgação | Apple

Apple é acusada de reduzir desempenho de iPhones mais antigos com iOS 14

Não é a primeira vez que a empresa é criticada por suposta prática de obsolescência programada

A Apple foi acusada, nos Estados Unidos, com o iOS 14.5, iOS 14.5.1 e iOS 14.6, de reduzir o desempenho nos iPhones antigos, utilizando uma prática infame entre os entusiastas de tecnologia: a obsolescência programada. Esta não é a estreia da empresa em polêmicas que envolvem processos judiciais.

Anteriormente, alguns usuários indignados com a ausência de um carregador nos iPhones mais recentes já tentaram apelar para os seus direitos - aqui no Brasil.

O problema mencionado desta vez seria com o consumo acima do necessário da bateria dos smartphones. Em tese, após a atualização, os celulares mais antigos estariam consumindo muito mais energia do que antes, fazendo muitos clientes se sentirem pressionados a fazer um upgrade. Bugs no sistema operacional foram igualmente mencionados.

Uma outra reclamação foi adicionada: os usuários alegaram que não é possível instalar as atualizações de segurança sem atualizar o iOS inteiro. Caso fosse viável escolher aprimorar apenas as diretrizes de proteção, problemas originados na atuação de softwares recentes em hardwares mais antigos poderiam ser, em teoria, evitados.

A megacorporação informou que, "em breve", modificará essa obrigatoriedade - dando a entender que finalmente será possível apenas atualizar as medidas segurança de uma versão mais antiga do iOS.

Além das implicações éticas, da suposta prática da Apple, que poderia inviabilizar hardwares mais antigos sob o pretexto de problemas criados artificialmente em atualizações de software, descartar totalmente um celular com diversos materiais internos valiosos apenas pioraria o problema com o lixo eletrônico - que está em pauta nos últimos anos.

Com o advento de novas tecnologias, os cuidados necessários para descartar e reciclar componentes eletrônicos estão sendo discutidos por líderes mundiais.

28/10/2020 às 21:20
Notícia

Procon-SP notifica Apple sobre venda dos novos iPhones sem ca...

Empresa tem até sexta-feira (30) para esclarecer suas razões comerciais

Continua após a publicidade

Reclamações que envolvem obsolescência programada não são exclusivas da Apple. Geralmente, donos de computadores domésticos, ou mesmo de celulares do ecossistema Android, também se sentem prejudicados com serviços de qualidade duvidosa oferecidos pelas empresas para os donos de equipamentos mais antigos.

Fonte: gizchina.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) em 2019. Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.