NASA divulga vídeo em 4K e 360º de Marte registrado pela Perseverance
Créditos: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

NASA divulga vídeo em 4K e 360º de Marte registrado pela Perseverance

Robô gravou imagens pela sua câmera principal, a Mastcam-Z

A NASA, agência espacial americana, publicou um vídeo em resolução 4K e 360º de Marte com fotos feitas pelo jipe-robô Perserverance. As imagens que formam a panorâmica foram registradas entre 15 e 26 de abril. A missão foi lançada em julho de 2020 e aterrissou em fevereiro deste ano.

07/06/2021 às 14:38
Notícia

NASA irá realizar duas novas missões para estudar a superfíci...

DAVINCI+ e VERITAS irão obter informações geológicas, imagens de alta qualidade e descobrir se Vênus ...

O vídeo panorâmico mostra a área denominada Van Zyl Overlook e conta com mais de 2.4 bilhões de pixels. O rover Perseverance fez os registros das imagens durante o fim do segundo mês da missão, quando ficou estacionado por 13 dias enquanto seu "colega de trabalho" Ingenuity realizava os primeiros voos de uma aeronave motorizada fora da Terra. A Universidade do Estado do Arizona liderou a operação do rover para captura das imagens. A câmera utilizada foi a Mastcam-Z.

A Mastcam-Z, cuja avançada tecnologia faz o uso da palavra "câmera" ser desrespeitoso, é na verdade composta de duas câmeras iguais, identificadas como "olho direito" e "olho esquerdo". Ela é uma evolução da ferramenta utilizada na missão Curiosity. Mais do que tirar fotos panorâmicas, a Mastcam-Z tem a função de auxiliar cientistas no objetivo da missão: encontrar vestígios de vida em Marte. O sistema de câmeras conta com captura multiespectral e um zoom potente o bastante para focar uma mosca em uma distância equivalente 100 metros. Assim, ajudará a equipe da missão Perseverance a identificar no solo e rochas evidências de água e vida microbiana no passado de Marte.

28/05/2021 às 19:45
Notícia

Helicóptero Ingenuity resiste às adversidades em Marte

Após uma falha de sistema, o equipamento conseguiu se recuperar e preservar a missão

Entre outros objetivos da Perseverance estão preparar amostras de rocha e areia para que futuras missões da NASA e ESA, agência espacial europeia, recolham e tragam esse material para a Terra, onde passarão por análises mais detalhas, e contribuir para o projeto da NASA "Lua para Marte", que visa iniciar a exploração humana no Planeta Vermelho. 

Fonte: NASA
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.