Samsung ISOCELL JN1 é o menor sensor de câmera da indústria
Créditos: Divulgação/Samsung

Samsung ISOCELL JN1 é o menor sensor de câmera da indústria

O novo sensor de 0,64 micrômetros já está começando a ser produzido em massa

A Samsung acaba de anunciar o Samsung ISOCELL JN1, "o menor sensor de câmera da indústria", com 0,64 micrômetro (?m). Segundo a coreana, ele oferece opções de 50MP para câmeras frontais e traseiras de smartphones. Até o momento, esse é o sensor com os menores pixels já apresentados. 

A Samsung já vem trabalhando para oferecer opções de sensores menores, com otimização da tecnologia, a fim de oferecer fotos mais nítidas. Em 2019 a empresa anunciou o ISOCELL Slim GH1, que foi lançado como "o primeiro sensor de imagem de pixel de 0,7 micrômetro do mundo". Agora, aprimora ainda mais a tecnologia, diminuindo ainda mais o tamanho do sensor. O sensor reduz 0,6 de seu tamanho, em relação a geração anterior.

Ele integra a tecnologia pixel-binning, que combina quatro pixels adjacentes de 0,64?m em um único pixel de 1,28?m. O motivo do uso dessa solução é devido ao problema que sensores menores tem em captar luz. Isso garante capturas mais brilhantes, mas a qualidade é reduzida para 12,5 MP. Ou seja, fotos noturnas ficam mais claras, mas a qualidade não é a mesma que em ambientes bem iluminados.

Segundo o comunicado da Samsung, o sensor garante uma melhoria de 16% na sensibilidade à luz, graças à sua tecnologia ISOCELL 2.0. O sensor possui um formato óptico de 1/2,76 polegadas, que possibilita o uso do sensor em módulos de câmeras ultralargas ou telefoto. Além disso, também ajuda a minimizar em  10% a altura do módulo da câmera.

08/06/2021 às 11:26
Notícia

Samsung lançará novo sensor ISOCELL de entrada no dia 10 de j...

Empresa anunciou que lançará a nova versão do seu sensor fotográfico “para todos”

O sensor também traz o sistema Smart-ISO, que consegue regular de forma automática a quantidade de luz que entra, para fazer as fotos. Isso garante que o ISO ficará mais baixo em ambientes muito iluminados, diminuindo as chances de ter uma foto "estourada" - com muita luz e pouca nitidez -, ou escura, em lugares com baixa iluminação. Isso é feito assim que a câmera é apontada, de forma automática. 

Continua após a publicidade

O sensor também foi adaptado para vídeos. O ISOCELL JN1 é capaz de capturar vídeos com resolução de até 4K a 60 quadros por segundo, ou ainda em Full HD a 240 fps, dependendo do que o usuário ou fabricante preferir. 

Neste momento a Samsung está começando a fabricação em massa do sensor. Isso significa que os próximos smartphones lançados já podem contar com o sensor ISOCELL JN1. É possível que até o final do ano o primeiro dispositivo com a novidade já seja lançado no mercado.

Via: Neowin, Engadget, GSMArena
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Entenda o Mini LED e Micro LED: TVs com mais contraste, brilho e menos limitações

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.