Google anuncia construção de cabo submarino ligando EUA e América do Sul
Créditos: Google

Google anuncia construção de cabo submarino ligando EUA e América do Sul

O cabo, batizado de Firmina, será o maior do mundo do tipo single-end power

A Google divulgou no seu blog a construção de um cabo submarino conectando os Estados Unidos, Brasil, Uruguai e Argentina. Essa é a 16ª estrutura do tipo construída pela empresa e o maior do mundo do tipo que pode ser energizado por uma única ponta. A data de entrega do cabo, chamado de Firmina, não foi informada.

09/06/2021 às 12:50
Notícia

Google Camera é atualizado com suporte a timelapse noturno

Recurso foi anunciado no começo dessa semana e já está disponível no app da empresa

O cabo submarino Firmina começará em Las Toninas, Argentina e passará por Punta del Este, Uruguai e Praia Grande, no Brasil, antes de chegar no seu destino final, a costa leste americana. A estrutura possui 12 pares de fibra ótica, o que proverá uma conexão rápida entre as Américas. Essa conexão também fornecerá acesso rápido e de baixa latência para os serviços da Google, como o buscador, Gmail, Google Cloud e YouTube. Las Toninas também é uma das entradas do cabo Tannat, que liga também Brasil e Uruguai. Dos cabos da Google, o Brasil também recebe Junior, entre Rio e Santos, e o Monet, ligando o país aos Estados Unidos.

Firmina será o 16º investimento da Google em cabos submarinos. Entre os cabos já existentes estão Curie, conectando Estados Unidos e Chile, e Grace Hopper, entre Reino Unido e Espanha. O novo cabo tem a capacidade de ser energizado por uma única ponta, o que traz segurança e confiabilidade para manter a estrutura funcionando mesmo que alguma das pontas passe por problemas de fornecimento de energia.

Em 2019, Google homenageou Maria Firmina com um Doodle no seu aniversário de 194 anos. Fonte: Reprodução/Google

No anúncio, a data de início da construção e previsão de entrega do cabo Firmina não foram informadas. Como fez com Curie, Grace Hopper e outros cabos, a Google batizou sua nova estrutura para honrar uma personalidade considerada visionária na busca de justiça social. O nome é uma homenagem à autora brasileira e abolicionista Maria Firmina dos Reis (1822-1917). Maranhense filha de uma escrava liberta, ela é autora do romance Úrsula e considerada a primeira romancista do Brasil. Também foi pioneira na democratização do ensino para crianças negras e carentes em escolas mistas.

Fonte: Engadget, Google, Wikipedia
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.