Google lança no Brasil aplicativo gratuito de programação para iniciantes

Google lança no Brasil aplicativo gratuito de programação para iniciantes

Grasshopper traz lições interativas de JavaScript e já foi utilizado por um milhão de pessoas

Na última terça-feira (8), o Google anunciou a chegada do Grasshopper na versão em português para o Brasil. O aplicativo gratuito foi lançado em 2018 e tem o objetivo de ensinar programação para iniciantes. O app desenvolvido pelo Google está disponível para Android e todos os navegadores da web.

Com jogos e lições interativas de JavaScript, o Grasshopper ensina como criar animações usando códigos, solucionar problemas para entrevistas técnicas, além de introduzir o usuário à criação de sites com HTML e CSS. Ao final do currículo atual do aplicativo, a página do site afirma que o usuário saberá os conceitos básicos de programação, resolver problemas com códigos e criar uma página da web simples.

JavaScript é uma linguagem utilizada por mais de 70% dos programadores

O Grasshopper oferece um ambiente de aprendizagem centrado em quem está começando — ou quer começar — a entender o mundo da programação. A plataforma utiliza de uma metodologia interativa, com quebra-cabeças visuais, que, de acordo com o Google, instiga os alunos a utilizar os principais conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis. 

O aplicativo que já estava disponível em inglês e em espanhol, agora conta com instruções, suporte e feedback em português. 

O Grasshopper foi criado por uma equipe de programadores do Google em sua incubadora para produtos experimentais, a Area 120. A plataforma ainda integra a iniciativa "Cresça com o Google" que reúne uma série de programas da gigante de tecnologia para o desenvolvimento de pessoas e negócios. Visando esse crescimento pessoal, o Google afirma que a missão do Grasshopper é “remover as barreiras que limitam o acesso à educação e preparar adultos e jovens para carreiras que utilizam a programação”.

Programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso", diz Susana Ayarza, diretora de marketing do Google.

 

Continua após a publicidade

Grasshopper já foi utilizado por um milhão de pessoas, que passaram pelo menos uma hora aprendendo a codificar por meio do aplicativo

O nome do aplicativo é uma homenagem a Grace Hopper, uma das pioneiras na programação de computadores. Além de ter o objetivo de ensinar programação para iniciantes, o Grasshopper pretende incluir as mulheres no setor de tecnologia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Bianca Nery

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.