Apple Siri poderá ser utilizada sem internet e estará em dispositivos de outras empresas
Créditos: Apple

Apple Siri poderá ser utilizada sem internet e estará em dispositivos de outras empresas

Apenas iPhones e iPads com chip A12 Bionic ou chip superior poderão usar a assistente de forma offline

O primeiro dia da Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC) 2021 apresentou diversas novidades que chegam com o sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 15. Dois de vários anúncios comunicados no evento envolvem a Siri, a assistente virtual da Apple.

Com a atualização do sistema operacional, a Siri agora será capaz de lidar com uma variedade de solicitações sem uma conexão com a internet. A assistente digital processará os áudios no dispositivo local, o que significa que o usuário poderá usar o recurso de forma offline. A Apple diz que a modificação também tornará a Siri mais rápida.

A empresa da Maçã também está lançando uma nova cláusula de privacidade. O processamento de áudio no dispositivo tornará o uso da Siri mais privado, diz a Apple. Essa atualização segue a preferência estabelecida pela empresa para implementar recursos de aprendizado de máquina no dispositivo, em vez de enviar dados para a nuvem para serem processados.

Foto: Reprodução/The Verge

“Isso aborda uma das maiores preocupações de privacidade dos assistentes de voz, que é a gravação de áudio indesejada”, disse a Apple em um comunicado à imprensa.

07/06/2021 às 17:09
Notícia

Veja principais mudanças que chegam com o iOS 15 e celulares ...

Apple mostrou novidade para FaceTime, iMessage e para as notificações

Existe uma limitação de funções da Siri que podem ser realizadas de maneira offline. Sem uma conexão com a internet não será possível pesquisar na web, por exemplo. Mas, os usuários podem usar a assistente virtual da Apple para tarefas de navegação simples, como controlar música, abrir aplicativos e definir temporizadores.

No entanto, o recurso estará disponível apenas em iPhones e iPads com o chip A12 Bionic ou chip superior. Isso significa que os seguintes aparelhos estarão aptos para a atualização:
- iPhone XS, XS Max e XR
- iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max e iPhone SE (segunda geração)
- iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPad Mini (quinta geração)
- iPad Air (terceira e quarta gerações)
- iPad (oitava geração).

Continua após a publicidade

07/06/2021 às 17:28
Notícia

Apple trará novos recursos de saúde e modo foco para o WatchOS 8

Novidade também trará recursos para deixar o smartwatch da empresa mais independente

A novidade da assistente virtual offline não é a única. A Apple também anunciou que a Siri está chegando aos dispositivos de outras empresas pela primeira vez. Isso significa que será possível fazer solicitações de voz para dispositivos inteligentes de outras marcas. A apresentação principal mostrou a assistente sendo usada para controlar um termostato inteligente.

Nenhum detalhe ou outros exemplos foram informados durante a apresentação, mas é provável que a novidade chegue por meio de um esquema de licenciamento no estilo MFi — ou integrar o padrão Matter (anteriormente CHIP). 

A Apple garante que os usuários que usarem a assistente em dispositivos de outras empresas terão a mesma proteção de privacidade de quando usam a Siri em dispositivos Apple. 

Fonte: The Verge, 9 to 5 MAC, 9 to 5 MAC
User img

Bianca Nery

Quase jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. É marvete e entusiasta de jogos antigos de Playstation 2. Joga no expert no Guitar Hero e é grande fã do Jorge Ben.

Entenda o Mini LED e Micro LED: TVs com mais contraste, brilho e menos limitações

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.