Drone captura pela primeira vez imagens de jubartes se alimentando por rede de bolhas na Austrália
Créditos: Reprodução/Drone DJ

Drone captura pela primeira vez imagens de jubartes se alimentando por rede de bolhas na Austrália

Baleias viajam para o hemisfério sul entre maio e junho para se reproduzir

O geógrafo Brett Dixon foi o responsável pela filmagem de drone de 33 baleias jubarte na Austrália. O vídeo poderia ser somente impressionante, mas é mais do que isso. As imagens são importantes por duas razões: é apenas a segunda vez que um grupo grande de jubartes é observado no hemisfério sul e é a primeira vez que a alimentação de rede de bolhas é vista na Austrália.

O vídeo foi feito durante a migração anual das jubartes para as águas mais quentes da Austrália para a temporada de reprodução. Antes disso, as baleias costumam passar por um período prolongado de alimentação na Antártica. As jubartes viajam para o norte em direção às águas tropicais para se reproduzir entre maio e junho, retornando ao sul em setembro e outubro.

As baleias jubarte possuem diversas técnicas para capturar alimento e a rede de bolhas é uma delas. Com essa estratégia cooperativa, as baleias mergulham e sopram propositalmente bolhas para criar uma rede ao redor de suas presas, geralmente peixes ou krill. “Então elas se lançam de boca aberta em direção à superfície para colher a comida; é notável ver”, diz a cientista marinha da Universidade Macquarie, Vanessa Pirotta, acrescentando que a alimentação por rede de bolhas não foi observada em águas australianas antes.

De acordo com a Universidade Macquarie, as populações de baleias jubarte aumentaram cerca de 11% a cada ano na última década na Austrália

As jubartes costumam se alimentar na Antártica, pois são migratórias. Ao viajar para o hemisfério sul, as baleias quase não comem porque é um período de reprodução. Por conta disso, os pesquisadores estão teorizando sobre o por que as baleias mudaram seus hábitos, já que no vídeo feito por drone as jubartes estão se alimentando. Uma teoria é que as mudanças ambientais influenciaram uma modificação do comportamento. Outra teoria diz que os hábitos das baleias podem ser diferentes quando fazem parte de uma população maior.


Reprodução/The Lighthouse

Enquanto os cientistas não descobrem, filmagens de drone ajudam nas pesquisas. Vanessa Pirotta diz que a participação dos cidadãos na ciência, como as imagens de Brett Dixon, desempenhou um papel fundamental na compreensão do comportamento das baleias. “Não teríamos sido capazes de gravar essa análise sem as fotos e vídeos de drones compartilhados conosco”, ela diz.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Lighthouse, The Conversation, Drone DJ
User img

Bianca Nery

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.