NASA irá realizar duas novas missões para estudar a superfície do Planeta Vênus
Créditos: NASA/ JPL-Caltech

NASA irá realizar duas novas missões para estudar a superfície do Planeta Vênus

DAVINCI+ e VERITAS irão obter informações geológicas, imagens de alta qualidade e descobrir se Vênus realmente possui vulcões ativos

A NASA selecionou duas novas missões para Vênus, o planeta vizinho mais próximo à Terra. As missões, intituladas DAVINCI+ e VERITAS, tem como objetivo compreender como Vênus se tornou um local de cenário infernal, se possui características tão similares ao nosso planeta.

Os dois projetos foram selecionados a partir do programa Discovery 2019 Competition. Em fevereiro de 2020, a agência espacial americana selecionou quatro missões como finalistas. DAVINCI+ e VERITAS foram escolhidas com base no seu alto potencial científico e aplicabilidade do seu plano de desenvolvimento.

04/05/2021 às 11:52

Após reclamação de Jeff Bezos, NASA suspende contrato com SpaceX

A Agência Espacial orientou a empresa de Elon Musk a pausar o projeto ao menos até a disputa ser reso...

Os times que compõem os projetos irão trabalhar para finalizar os planos de desenvolvimento. Cada missão receberá um investimento aproximado de US$ 500 milhões e devem ser lançadas entre os anos de 2028 e 2030. A missão DAVINCI+ é um acrônimo que significa: Investigação de Gases Nobres, Química e Imagens da Atmosfera Profunda de Vênus (Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry and Imaging). Já VERITAS significa: Emissividade, Radio ciência, InSAR, Topografia e Spectroscopia de Vênus (Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography and Spectroscopy)

A missão DAVINCI+ irá mensurar a composição da atmosfera de Vênus

A missão DAVINCI+ irá mensurar a composição da atmosfera de Vênus, para entender como ela se formou e evoluiu. O programa também busca descobrir se as suspeitas de que Vênus teve um oceano são verdadeiras, além de obter as primeiras imagens em alta qualidade das características geológicas únicas de Vênus, chamada de Tesseraesimilares aos continentes da Terra, o que pode indicar ação tectônica ainda existente.

VERITAS irá mapear a superfície do planeta e determinar sua história geológica

VERITAS irá mapear a superfície do planeta e determinar sua história geológica, com a intenção de compreender os motivos de Vênus ser tão diferente da Terra. VERITAS irá orbitar o planeta com um radar, criando reconstruções em 3D de toda a superfície do planeta. Além disso, a missão irá capturar emissões infravermelhas do planeta para identificar as formações rochosas e descobrir se Vênus ainda possui vulcões ativos.

No vídeo abaixo, você acompanha Karen Fox, apresentadora e cientista sênior de comunicações da NASA, no programa de apresentação das missões, com entrevistas e explicações sobre o funcionamento dos projetos DAVINCI+ e VERITAS, além dos motivos da importância de se estudar um planeta como Vênus, que ainda pode estar ativo com ação vulcânica e tectônica.

Via: NASA

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa